Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Agrupamento aderiu ao Partilha com Energia

Reconquista - 31/10/2019 - 8:00

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Animação Sociocultural aderiram este ano letivo ao Programa Partilha com Energia.

 

Partilhar:

As várias equipas já trabalham no projeto

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Animação Sociocultural, do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, aderiram este ano letivo ao Programa Partilha com Energia, que dinamiza a realização de três dias de intercâmbio entre escolas de regiões do país, onde a EDP possui centrais de produção de energia. Professores e alunos do ensino secundário (entre os 15 e os 19 anos) são desafiados a definir e programar um conjunto de actividades que divulguem a sua região, as suas potencialidades, espaços e actividades. As equipas participantes assumem, com o apoio da EDP, a responsabilidade por todo o planeamento do intercâmbio, contactos e parcerias com entidades locais, gestão do orçamento e questões logísticas.

Este programa inovador promove o desenvolvimento de competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional, fomentando também o sentimento de pertença ao território onde os intercâmbios se desenvolvem.

Os alunos serão desafiados a suplantar diferentes desafios de preparação ao longo do ano, no sentido de atingir os seguintes objectivos: ajudar a desenvolver competências de empreendedorismo, cidadania activa e responsabilidade social nos participantes; promover o espírito de iniciativa e capacidade de execução nos mais jovens; dar a conhecer as potencialidades e recursos existentes em cada um dos territórios abrangidos pelo programa e promover o sentimento de identidade, pertença e ligação ao território nos jovens destas regiões.

A primeira sessão de acompanhamento decorreu na passada semana, tendo ficado delineado os respectivos grupos de trabalho e o planeamento a executar durante o presente ano lectivo.

COMENTÁRIOS