Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Educação e turismo em destaque em 2020

Reconquista - 26/12/2019 - 1:30

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2020 do município de Proença-a-Nova foram aprovados por maioria.

 

Partilhar:

Documentos foram aprovados em Assembleia Municipal

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2020 do município de Proença-a-Nova foram aprovados dia 6, por maioria, na reunião da Assembleia Municipal, após ter sido aprovado pelo executivo, por unanimidade, a 31 de outubro. Fixado em 12.185.757 euros, o orçamento representa um aumento de mais de 120 mil euros relativamente ao de 2019, não contemplando ainda os possíveis aumentos derivados das transferências provenientes do Orçamento de Estado para 2020.

Em destaque está o setor da educação, devido à aceitação da descentralização de competências, aprovada pela Assembleia Municipal de 26 de junho de 2019, estimando-se que acresça ao orçamento municipal a despesa de 774.428,87 euros. “A aceitação das novas competências na educação irá ter um impacto diferenciado que se traduz na assunção de responsabilidades ao nível da gestão do pessoal não docente, de todos os níveis e ciclos de ensino. No próximo ano, continuamos a promover o Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar sempre com a finalidade última, em parceria com o Agrupamento de Escolas, de reduzir uma taxa de abandono escolar, que no município é das mais reduzidas na região, tentando sempre renovar e inovar a mais importante tarefa de uma sociedade evoluída, a educação”, afirmou João Lobo, presidente da Câmara Municipal.

O turismo é outro dos setores em destaque, incluindo esta rubrica algumas candidaturas cofinanciadas já aprovadas, tendo assim previstos em orçamento 1,5 milhões euros. Recorde-se que depois da aprovação da requalificação da praia fluvial da Aldeia Ruiva, no âmbito do Programa Valorizar, e cujas obras arrancarão em breve, foi agora aprovada a candidatura de intervenção na Serra das Talhadas.

O projeto Rota das Aromáticas continuará a ser impulsionado no próximo ano. Para além de ser o tema da Festa do Município, está a ser estudada a forma de articular a Grande Rota da Cortiçada com os percursos da Rota das Aromáticas, “à qual pretendemos que outros municípios se associem, com o objetivo de valorizar as plantas autóctones com valor económico. A floresta será sempre um dos nossos temas estruturantes e é também por essa via que continuamos a investir neste importante recurso”, acrescenta João Lobo.

Este orçamento tem ainda uma verba de 50 mil euros para projetos a propor pelos munícipes, estando para breve a divulgação das normas do orçamento participativo. “Esperamos receber propostas interessantes de desenvolvimento do nosso território, a realizar em parceria ou alavancando projetos semelhantes que o município esteja a preparar. A minha perspetivas é que as pessoas se sintam motivadas a apresentar as suas ideias e que estas revelem a preocupação que norteia a atividade municipal, contribuir para o bem comum”, conclui o autarca.

COMENTÁRIOS