Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Empresas têm dificuldade em recrutar

Reconquista - 13/05/2021 - 18:00

São mais de três dezenas as vagas de emprego que existem no concelho, mas o recrutamento não é tarefa fácil para os empregadores.

Partilhar:

O Gabinete de Inserção Profissional ajuda na divulgação das oportunidades de emprego

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) do Município de Proença-a-Nova recebeu, nas últimas semanas, mais de 30 pedidos para preenchimento de vagas em várias empresas do concelho que estão a ter dificuldade na contratação de profissionais.

Em comunicado, o Município dá conta desta preocupação e explica que “as áreas de formação requeridas são diferenciadas, desde administrativo, terapeuta da fala ou engenheiro civil, a operários fabris, serventes ou costureiras”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, a necessidade de colaboradores é sinal da vitalidade do tecido empresarial que está a fazer a sua parte ao criar condições para a fixação de pessoas no concelho. “Reconhecemos este problema de falta de mão de obra, que atravessa a quase totalidade do país, mas que se faz sentir de forma mais vincada em territórios de baixa densidade, onde também há um maior índice de envelhecimento da população”, refere João Lobo.

O edil recorda recentes iniciativas que têm como objetivo criar atratividade para o concelho, como “é o caso do protocolo para um Centro Qualifica, no sentido da qualificação da formação profissional para dar resposta ao tecido empresarial, bem como da parceria estabelecida com a Altice, para o alargamento da cobertura de rede, fatores de diferenciação no curto e médio prazo”.

O autarca de Proença-a-Nova recorda ainda que para quem vive noutros pontos do país, existem apoios disponíveis que potenciam a mobilidade para o interior, nomeadamente o programa Emprego Interior Mais, que prevê a atribuição de um apoio que pode chegar perto dos cinco mil euros (variando consoante o número de elementos do agregado familiar) a desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional ou de empregados à procura de novo emprego.

João Lobo também destaca a estratégia local de habitação, “que tomará corpo no plano de recuperação do pinhal interior”, como resposta à crescente procura de habitação no concelho, fruto da chegada de novos moradores. E sem condições, estes potenciais ativos também não se fixam.

As ofertas de trabalho atualmente disponíveis são para “terapeuta da fala, empregado de mesa e balcão, empregado de copa para restauração, assentadores de revestimentos, serralheiro civil, operador de estrutura metálica, engenheiro civil, ajudante de cozinha, engenheiro químico, operários fabris, costureiras, empregado de mesa, operador florestal (empilhador de madeira), ajudante de eletricista, pedreiros, serventes, encarregados de obra e administrativo”, estando o GIP disponível para receber as candidaturas de todos os interessados.

COMENTÁRIOS