Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Época balnear abriu no feriado municipal

Reconquista - 18/06/2020 - 13:00

As praias fluviais de Malhadal e Fróia, as zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e as piscinas públicas de São Pedro do Esteval e Pedra do Altar abriram no dia do concelho.

Partilhar:

Proencenses já podem ir a banhos

As praias fluviais de Malhadal e Fróia (galardoadas como Praias Qualidade de Ouro pela Quercus), as zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e as piscinas públicas de São Pedro do Esteval e Pedra do Altar estão abertas desde sábado, dia 13 de junho, para mais uma época balnear.

O estio, a vigorar oficialmente de 13 de junho a 13 de setembro, chegou com reforço das medidas de segurança que devem ser observadas por residentes e visitantes enquanto utilizadores das zonas balneares.

Em comunicado, o município recorda que “fruto da atual crise de saúde pública, foi ativado o Plano de Contingência dedicado a estes equipamentos, com a definição de medidas extraordinárias de contingência e mitigação dos efeitos do Covid-19”, de modo a “garantir que residentes e visitantes usufruam destes espaços em segurança”.

Seguindo as orientações da Agência Portuguesa de Ambiente (APA) e da Direção Geral de Saúde (DGS), os utentes “devem garantir a distância física de segurança de um metro e meio, sendo que os chapéus-de-sol devem estar afastados entre si, no mínimo, três metros”. Para garantir o cumprimento destas regras, a autarquia disponibiliza chapéus-de-sol em todos estes locais. “Esta foi a forma que encontrámos para garantir que se cumpre o distanciamento social que todos somos convidados a observar, num momento que ainda é de alguma indefinição quanto ao evoluir da pandemia nesta altura de maior calor”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

“Com a presença dos vigilantes, contamos com um importante apoio junto dos veraneantes, sendo que a função deles é garantir as taxas ideais de ocupação das praias e piscinas, que é seguida a sinalética implementada em cada local, reforçando a necessidade de serem observadas as medidas de prevenção que já fazem parte do nosso dia-a-dia, como o uso de máscara ou a etiqueta respiratória”, acrescenta o autarca.

Esta é, tradicionalmente, uma das épocas mais fortes no concelho de Proença-a-Nova. Do ponto de vista turístico, o autarca considera que “estão reunidas as condições para que o território seja visitado e usufruído em segurança. Para além das praias fluviais, existem muitas outras atividades que podem ser desenvolvidas no concelho, não só no verão como em qualquer época do ano, para além da simples descoberta do território que tem no turismo de natureza e na gastronomia algumas das suas marcas”.

COMENTÁRIOS