Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Mais de 200 mil euros para acessibilidades

Reconquista - 08/12/2022 - 8:00

Proença-a-Nova assinou, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, quatro contratos no âmbito do Programa Acessibilidade 360, do PRR.

Partilhar:

Na cerimónia foram assinados 114 contratos no total

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova assinou a 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, quatro contratos no âmbito do Programa Acessibilidade 360, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), numa cerimónia realizada em Gondomar, presidida pelos secretários de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, e da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Com um valor global de 160 mil euros de apoio, os contratos dizem respeito a projetos que promovem as acessibilidades e eliminam barreiras arquitetónicas, a concretizar no primeiro semestre de 2023. “Este é um investimento que supera os 200 mil euros e que conta com o apoio, na forma de incentivo não reembolsável, de 160 mil euros do PRR. Em 2021 definimos o Plano de Promoção da Acessibilidade da Vila de Proença-a-Nova e, faseadamente, será elaborado o Plano Municipal, visando as intervenções necessárias para todos fruírem dos espaços públicos e, dessa forma, contribuirmos de forma afirmativa para uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, afirmou João Lobo.

Estes projetos estão relacionados com intervenções em três edifícios públicos, nomeadamente a Casa das Associações, com modificação do acesso principal ao edifício, através da criação de uma rampa (numa segunda fase, será criado o acesso ao piso superior e uma instalação sanitária adaptada a utentes com mobilidade condicionada); na Biblioteca Municipal e no Polo da Sobreira Formosa, onde serão instaladas plataformas elevatórias nas escadas (na Biblioteca será na escadaria do auditório municipal e na Sobreira Formosa para permitir a visita ao Museu Isilda Martins). A obra de maior envergadura e de maior investimento será realizada na rua de Santa Margarida (entre a 1.ª Circular e a rua de Santa Cruz), onde o objetivo é eliminar as atuais barreiras arquitetónicas (pavimentos irregulares e degradados, percursos pedonais desconfortáveis ou inexistentes, ausência de rebaixamento de passadeiras ou execução indevida e ausência de pavimento podotátil para a identificação da aproximação de passadeira).

Esta intervenção enquadra-se no Plano de Promoção da Acessibilidade da Vila de Proença-a-Nova, que o Município elaborou em 2021 como um instrumento de planeamento e programação de carácter operacional nos domínios mais relevantes para o desenvolvimento urbano.

Para além do Município de Proença-a-Nova, foram assinados 114 contratos resultantes das candidaturas relativas à promoção das acessibilidades e eliminação de barreiras arquitetónicas.

COMENTÁRIOS