Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Menina dos Medos instalou-se em Sobral Fernando

Reconquista - 17/06/2021 - 11:00

“Sentada no alto de uma rocha a admirar o rio Ocreza e as Portas do Almourão”. Foi deste modo que o presidente do município se referiu à nova obra de arte que enriquece a paisagem do concelho.

Partilhar:

A escultura está num penedo de onde observa o rio e sua envolvente

“Sentada no alto de uma rocha a admirar o rio Ocreza e as Portas do Almourão”. Foi deste modo que João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova se referiu à nova obra de arte que enriquece a paisagem natural do concelho, escultura criada pelo escritório MAG – Marques de Aguiar, do Porto, a quem deram o nome de “Menina dos Medos”. A inauguração desta peça escultórica, que está instalada no “escalão”, um penedo localizado entre a encosta da aldeia de Sobral Fernando e as Portas do Almourão, teve lugar no dia 5 de junho, no âmbito do Festival Experimenta Paisagem. Este ato marcou também o início do roteiro “Linhas de Água”, um investimento do Município de Proença-a-Nova, que contou com a colaboração da Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando.

Esta figura feminina esculpida em alumínio, criada no âmbito do Roteiro das Artes, representa “a reapropriação do lugar pelos seus habitantes e pelos que exploram a região, através da perceção da delicadeza na desordem, da escala humana no excesso das memórias geológicas”. João Lobo recorda que “há vários anos que o município tem vindo a enriquecer o Roteiro das Artes no concelho, com obras de arte pública dispersas por vários pontos”. Explicação corroborada por Marta Aguiar, uma das autoras da obra, que acrescenta que este projeto começou em 2018, numa passagem pelo concelho, que deu mote ao Festival Experimenta Paisagem – Arte na Paisagem “que se quer seja um sinal transformador do território”. Sobre a escultura, destaca que no dia passado em Sobral Fernando serviu para encontrar “pessoas com vontade de dar valor estético ao seu território, que contaram histórias perto da água, da barca, o que levou á certeza que o caminho era ir para a beira rio. Depois tudo convergiu com a paisagem e riqueza geológica, as marcas da atividade humana e tudo isso convergiu para um toque de delicadeza e de humanidade desta vontade de transformar. E a menina representa essa forma de contrariar de forma delicada. É uma âncora entre a arte a natureza”.

O evento começou com a projeção do vídeo “Meninas dos Tempos”, sobre quatro gerações de mulheres de Sobral Fernando, tendo os participantes sido convidados para um passeio pelo “Trilho da Menina dos Medos”, um percurso centenário recuperado pela Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando, culminando na exposição “Deste Lugar”, de Helena Fernandes.

Recorde-se que no Festival Experimenta Paisagem participam os municípios fundadores do Cortiçada Art Fest (Proença-a-Nova, Oleiros e Sertã) e o MAG que, em conjunto, têm vindo a promover a expansão e internacionalização deste destino de arte na paisagem, com a criação dos Roteiros de Arte Experimenta Paisagem. Este projeto “faz parte de uma estratégia estruturante e fundamental do trabalho em rede com os outros municípios do Pinhal Interior, com a criação de redes de escala e visibilidade nacional e internacional”. E nesta sequência, João Lobo dá conta que, dia 19 de junho, haverá uma nova inauguração, em Cunqueiros, da obra “Magma Cellar”.

 

COMENTÁRIOS