Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Silvia Vale mostra Arkádia até 11 de novembro

Reconquista - 23/09/2021 - 8:00

A exposição de pintura “Arkádia”, da artista Silvia Alves, foi inaugurada na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, onde vai ficar patente até dia 11 de novembro.

Partilhar:

Silvia Vale explicou na inauguração a sua motivação

A exposição de pintura “Arkádia”, da artista Silvia Alves, foi inaugurada sábado, dia 18 de setembro, na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, onde vai ficar patente até dia 11 de novembro.

Na abertura, a autora explicou a escolha do nome “Arkádia” e explicou aos presentes, com maior detalhe, algumas das 20 obras ali expostas, nas quais explora técnicas mistas, como a decoupage, pintura a óleo ou aplicação de folha dourada, resultando nas várias texturas que ajudam a compor cada tela.

Silvia Vale explicou que “Arkádia era uma zona da Grécia Antiga, aprazível e agradável para se viver. Os poetas da altura tomaram o nome para denominar o país ideal, o território de eleição, de gente boa, que não conhecia o sofrimento e que vivia em comunidade com a natureza, em felicidade, alegria e sintonia”. Mas ressalva que se trata de “uma lenda, pois não existe tal terra”, mas tal como a outros artistas, também foi ali beber a sua inspiração, reiterando que “é o símbolo mais puro do carpe diem”. É neste “mundo” que desenvolve a sua arte e faz nascer as suas obras. “Existe uma Arkádia se nós a quisermos criar, não se impõe a ninguém, mas só nós sabemos o que é a nossa felicidade, depende e varia de pessoa para pessoa. A minha, é um mundo construído entre aquilo que faço de forma solitária, porque a arte é solitária, e as pessoas que amo”, revela.

COMENTÁRIOS