Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Um milhão dá nova vida a Aldeia Ruiva

Reconquista - 04/03/2021 - 8:00

A intervenção do município com o apoio do Turismo de Portugal vai mudar a face daquela que foi a primeira praia fluvial da região centro.

Partilhar:

Aldeia Ruiva foi uma das primeiras praias fluviais da região centro

O Centro Interpretativo do Corredor Fluvial de Aldeia Ruiva vai ser uma das principais mudanças trazida pela intervenção que o município de Proença-a-Nova está a realizar na

Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, com o apoio do Turismo do Centro. As obras em curso começam já a revelar a transformação que vai ser trazida pela requalificação que está em curso naquela que foi considerada a primeira praia fluvial da zona centro do país.

A pedra de xisto será usada neste edifício para que fique enquadrado na paisagem envolvente e no qual, além do Centro Interpretativo, albergará todo o apoio ao funcionamento do equipamento, como o bar e os sanitários públicos. Toda a zona de solários será relvada e foi reorganizada para poder ter uma zona de parque infantil.

Na margem esquerda da ribeira da Isna outra intervenção de vulto incide sobre o Parque de Campismo e Autocaravanismo. Foi criado um parque para caravanas e autocaravanas completamente vedado, com capacidade para sete lugares, com possibilidade de pernoita e utilização comum das áreas de serviço do Parque. No interior foi construído acesso que permitirá a circulação de veículos automóveis apenas para carga e descarga de bagagens pelos utilizadores dos bungalows e tendas. O espaço interior delimitado por este arruamento fica disponível para as tendas.

“Na estratégia de rejuvenescer e potenciar a atratividade do equipamento, iremos adquirir dois novos bungalows, num investimento complementar àquele que estamos a realizar na praia fluvial no seu conjunto”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, pois é objetivo ir substituindo todas as casas de madeira nos próximos anos. “Estas estruturas, que foram em tempo uma aposta assertiva, encontram-se na fase de serem substituídas”, refere.

Também fora do orçamentado, com obra a ser lançada em breve, está a requalificação da almofada de água do açude da praia fluvial tendo em conta que a mesma foi parcialmente destruída com as chuvas do inverno. No espelho de água foram realizadas intervenções nas margens e fundo da ribeira, reparando pontos de fuga. “O objetivo é minimizar a falta de água nos anos mais secos. A pensar neste cenário, que já obrigou à interdição de banhos, será construída uma piscina biológica na margem direita, enquadrada com solário e zona de estadia. Esta é uma das principais novidades no nosso projeto de valorização da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e que, por um lado, permitirá o aproveitamento desta margem que até agora não estava a ser utilizada e, por outro, vamos fazê-lo com um módulo que permite alertar para a importância da preservação dos ecossistemas e do meio ambiente”, sublinha João Lobo. A temática ambiental fica patente também na marcação de uma rota pedestre entre as praias da Aldeia Ruiva e do Malhadal.

Apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do projeto requalificar em 311.721,94 euros, o investimento total da presente requalificação ultrapassa os 830 mil euros, sem contar com outras intervenções que não estavam inicialmente previstas.

Um campo para desportos de areia, como o futebol e vólei, é outro dos atrativos que passará a contar do cartão de visita de Aldeia Ruiva, a par das praias fluviais do Malhadal e da Fróia (que já foram intervencionadas), ou as zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira.

COMENTÁRIOS