Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença: Homenageia a populares com 100 e 104 anos

Reconquista - 01/01/2020 - 8:00

O município de Proença-a-Nova continua a prestar tributo aos munícipes que chegam ou passam do século.

Partilhar:

Município não esquece os que testemunharam grande parte da sua história

Emília Ribeiro, natural do Chão do Galego, completou este ano 104 primaveras. Nasceu dia 3 de outubro de 1915 e foi uma das homenageadas pelo município de Proença-a-Nova, precisamente pela sua longevidade, sendo a mais velha do concelho, pelo menos que se saiba. Mas a Emília Ribeiro, juntaram-se mais centenários, estes a atingir os 100 anos este ano, nomeadamente Joaquina Ribeiro, de Montes da Senhora, nascida a 25 de outubro de 1919; Violinda de Jesus, do Vergão, nascida a 11 de novembro de 1919; e José Ribeiro Pisco, dos Cunqueiros, nascido a 7 de dezembro de 1919.

Os quatro centenários receberam a visita do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, que os quis felicitar e marcar esta data com uma lembrança. “Ao longo deste século de vida teve a oportunidade de testemunhar acontecimentos que muitos de nós só conhecem dos livros. Que esta sabedoria seja partilhada junto daqueles têm o privilégio de ouvir as suas histórias e o seu percurso de vida”, lê-se na placa comemorativa entregue a cada idoso.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, citado pelo Sol, em 2017 existiam em Portugal 4268 pessoas com mais de 100 anos (2600 mulheres e 1668 homens), com a zona centro a destacar-se como a região do país com mais centenários. No concelho de Proença-a-Nova, para além destes quatro idosos, há outros que já foram também homenageados pela autarquia, aquando da comemoração dos seus aniversários.

“A tendência natural é a de termos mais idosos a chegarem a esta bonita idade dos 100 anos”, refere João Lobo, defendendo que têm de haver políticas sociais que acompanhem o aumento da esperança média de vida, que em 2017 era de 77,8 anos para os homens e 83,4 anos para as mulheres, segundo dados da Pordata. “No caso de Proença-a-Nova, a nossa pirâmide demográfica está assente nas pessoas enquadradas na chamada terceira idade e temos, efetivamente, que utilizar a sua experiência de vida para construirmos o nosso futuro enquanto sociedade”.

Para que as homenagens sejam realizadas, o município solicita às famílias que comuniquem ao Gabinete de Ação Social da autarquia o aniversário de um familiar que complete 100 primaveras.

COMENTÁRIOS