Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença: João Lobo recomenda prudência e proteção das famílias

Reconquista - 24/12/2020 - 11:00

“Sejamos prudentes e responsáveis na proteção das nossas famílias”. É este o apelo que o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova deixa aos seus munícipes nesta quadra festiva.

Partilhar:

Autarca aconselha munícipes e elogia quem trata da saúde

“Sejamos prudentes e responsáveis na proteção das nossas famílias”. É este o apelo que o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova deixa aos seus munícipes nesta quadra festiva, para que se celebre o Natal com todo o cuidado, de modo a minimizar o risco de contágio por COVID-19.

“Ainda que as saudades nos assolem e que queiramos legitimamente tocar e estar com aqueles que realizam o nosso eu, sejamos responsáveis. Será essa a melhor forma de expressar o nosso carinho e amor neste tempo”, reitera João Lobo.

O autarca sublinha que “se este ano 2020 trouxe ao mundo a perceção da nossa fragilidade, até de impotência em determinados momentos, também nos mostrou o quanto somos importantes como indivíduo para a proteção e realização do coletivo. É nesta consciência que devemos viver este Natal, não colocando o esforço de muitos em vão, sendo continuadamente responsáveis e dessa forma protegermos aqueles que são de risco: sabemos que os nossos mais velhos têm que residir a esta preocupação”.

O concelho de Proença-a-Nova registava a 23 de dezembro cinco casos ativos, sendo que três deles foram importados, mas estão ali a cumprir o seu isolamento, estando ainda 56 pessoas em vigilância.

“Quero nesta quadra natalícia expressar mais uma vez um agradecimento a todos quantos e de forma mais exigente vão todos os dias assegurando a saúde, a segurança, o socorro e as mais básicas funções de apoio para que todos possamos viver dentro dos padrões que construímos e nos traduz possibilidade de desenvolvermos a cada dia a nossa atividade”, sublinha João Lobo, alertando que “agora que se iniciará o processo de vacinação, em que a União Europeia se uniu no sentido de não haver nenhum país de segunda e, dessa forma, a todos chegar a vacina ao mesmo tempo, não coloquemos a perder este esforço”.

Recomenda, por exemplo, que não sejam realizados os tradicionais madeiros de Natal nas aldeias para evitar a aglomeração de pessoas, até porque continua em vigor a proibição de ajuntamentos na via pública com mais de seis pessoas. No caso de as famílias se juntarem, os convívios devem ser reduzidos e sugere que se mantenha a distância física, que se utilize a máscara, bem como se higienize as mãos com frequência e se siga a etiqueta respiratória. Deve ser evitada a partilha de objetos e os espaços devem ser arejados e as superfícies desinfetadas.

Quanto a restrições, o concelho integra a lista de risco moderado. No entanto, é necessário cumprir um conjunto de normas devido ao Estado de Emergência. Desta forma, no Natal poderá haver circulação entre concelhos nos dias 23, 24, 25 e 26 de dezembro. A restauração pode funcionar aos almoços e ao jantar nos dias 24 e 25 de dezembro até à 01H00 e no dia 26 poderão servir almoços até às 15H30.

COMENTÁRIOS