Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Além dos DAE’s, recursos essenciais para a saúde cardiovascular

Sofia Monteiro - 22/02/2024 - 9:56

O coração, motor vital do nosso organismo, é o epicentro da nossa saúde. Responsável por distribuir oxigénio e nutrientes a todo o corpo, o seu funcionamento é essencial para o nosso bem-estar.

Partilhar:

O coração, motor vital do nosso organismo, é o epicentro da nossa saúde. Responsável por distribuir oxigénio e nutrientes a todo o corpo, o seu funcionamento é essencial para o nosso bem-estar.
Adotar um estilo de vida saudável, com ajuda da Dieta Mediterrânica, 7 a 8 horas de sono diárias, atividade física moderada durante pelo menos 150 minutos semanais, controlo de peso, glicémia, lípidos e pressão arterial, livre de nicotina, desempenha um papel vital na promoção da saúde cardíaca e na prevenção de futuros problemas.
A saúde do coração é um tesouro comum a todos e é também um Direito Humano.
Os Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE’s) são aparelhos que ajudam o coração a recuperar o ritmo normal em caso de paragem cardíaca. Imagine o coração como uma orquestra por vezes, pode “desafinar” e precisar de ajuda para voltar a tocar a sua melodia certa. O DAE é como um maestro que, ao detetar que o coração está desafinado, emite um sinal elétrico para ajudar a restabelecer o ritmo adequado.
Salvar corações vai além da simples presença de DAE’s. A existência de recursos médicos como Helicóptero de Emergência Médica, Sala de Hemodinâmica, Cardiologistas de Intervenção, Cardiologistas, Equipa Multidisciplinar e programa de Reabilitação Cardíaca é a base para uma resposta eficaz e completa.
Numa emergência cardíaca a rapidez de resposta é vital.
Um Helicóptero de Emergência Médica possibilita uma intervenção rápida, reduzindo o tempo entre o incidente e a assistência médica especializada.
A Sala de Hemodinâmica e os Cardiologistas de Intervenção desempenham papéis fundamentais no diagnóstico e tratamento atempados de problemas cardíacos complexos. Estas salas são como um estúdio onde são feitas filmagens ao vivo do coração de uma forma segura e cuidadosa por Cardiologistas de Intervenção para observar e até mesmo corrigir possíveis problemas no coração, como vasos sanguíneos bloqueados. Esta intervenção rápida salva vidas e minimiza danos ao coração.
A Reabilitação Cardíaca é um componente essencial na recuperação após um evento cardiovascular. Oferece suporte físico, emocional e educativo,
promovendo hábitos de vida saudáveis, prevenindo futuras descompensações, internamentos constantes e reduzindo a taxa de mortalidade.
Estes recursos complementam o papel fundamental dos DAE’s na resposta inicial a paragens cardiorrespiratórias. Juntos, formam um sistema de saúde cardiovascular completo, desde a prevenção até à intervenção e reabilitação.
O acesso a estes recursos não apenas salva corações, mas também melhora a qualidade de vida dos sobreviventes.
Investir em infraestruturas médicas completas é investir no bem-estar da população, garantindo que todos tenham a oportunidade de uma vida plena e saudável.
Convido-vos a refletir sobre a saúde cardiovascular que nos une enquanto comunidade. Vivemos numa cidade especial, mas não podemos ignorar a realidade.
A Unidade Local de Saúde conta apenas com uma Cardiologista para cerca de 100 mil utentes, onde à volta de 30 mil lutam contra a hipertensão, o panorama não é só sobre números, mas sobre os batimentos dos nossos corações.
A ausência de um Helicóptero de Emergência Médica, Sala de Hemodinâmica ou Cardiologistas de Intervenção especialmente quando cada segundo conta, levanta preocupações.
Onde estão as vozes dos utentes?
Não existe uma Comissão de Utentes ou Associação de Defesa dos Utentes da Saúde, num cenário com muitas associações culturais recreativas e desportivas, a nossa saúde merece uma voz própria.
A literacia em saúde é uma jornada pessoal, sendo a habilidade de compreender, avaliar e utilizar informações sobre saúde que nos capacita a desempenhar um papel ativo na melhoria da nossa saúde. É tempo de nos educarmos, de partilharmos conhecimento e de questionarmos o que podemos fazer para uma mudança positiva.
Agradeço o apoio da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde para esta onda de consciencialização, para que não só desperte o interesse por questões de saúde, mas que também nos deixe a questionar o que podemos fazer para moldar o futuro da nossa saúde.
Esta é uma reflexão, mas mais do que isso, é um convite para ação.
A nossa saúde é uma causa que merece a nossa atenção e ação imediata.
Deixo-vos com pensamentos que, espero, se transformem em ações.


Artigo escrito por Sofia Monteiro com a Revisão da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde

COMENTÁRIOS