Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: As fadistas Alexandra e Amália Rodrigues são parentes

António da Graça Pereira - 25/02/2021 - 10:21

Manuel Gonçalves Rebordão seria um ilustre desconhecido que vindo de longe, da freguesia de Vilar Seco do concelho de Nelas, se radicou nos finais do século XVII no Souto da Casa.

Partilhar:

Manuel Gonçalves Rebordão seria um ilustre desconhecido que vindo de longe, da freguesia de Vilar Seco do concelho de Nelas, se radicou nos finais do século XVII no Souto da Casa. Aqui se enamorou de Isabel Rodrigues, uma jovem da terra, com quem casaria. Geraram pelo menos quatro filhos que lhes deram descendência: uma Isabel, um Pedro, um José e um Manuel.
Se Manuel Gonçalves Rebordão tinha vocações musicais jamais saberemos. Mas sabemos, hoje, que duas fundanenses de gema, duas das suas muitas descendentes, marcaram de forma indelével o panorama musical português. Falamos de Amália da Piedade Rodrigues e de Maria José Marques Canhoto que é conhecida no meio musical como Alexandra e que nasceu na Soalheira em 1950. Há, ainda, pelo menos, mais duas fadistas descendentes daquele Manuel Gonçalves Rebordão: Celeste Rodrigues, irmã da grande Amália, e Fábia Rebordão que é prima muita próxima das duas irmãs e parente afastada de Alexandra. 
Amália da Piedade Rodrigues e sua irmã Celeste são sextas netas de Manuel Gonçalves Rebordão e de Isabel Rodrigues pelo filho Pedro e sétimas netas pelo filho José. Alexandra, é oitava neta do mesmo casal pela filha Isabel.


Amália quando ouviu cantar um fado a Alexandra apressou-se a dar-lhe parabéns o que muito honrou a segunda. Desconheciam, uma e outra, a sua relação de parentesco ainda que distante pelos Rebordão. Curiosamente, o encenador e produtor Filipe La Féria convidou Alexandra para interpretar o papel de Amália no musical do mesmo nome que aquele encenador levou à cena, em 1999, primeiro no Casino do Funchal e depois no Politeama em Lisboa. Alexandra, por via do seu desempenho nesse musical, foi distinguida com o Prémio Prestígio da Casa da Imprensa e com o Prémio de Teatro “O Patriota”. Em 2003, recebeu a Medalha de Prata de Mérito Municipal do Município do Fundão.
O esquema mostra como Amália e Alexandra descendem de Manuel Gonçalves Rebordão e Isabel Rodrigues.

antoniogpereira@sapo.pt

COMENTÁRIOS