Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Bombos

JC - 18/04/2024 - 9:39

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, acaba de enviar uma convocatória a todos os associados para que possam estar na arruada da liberdade, no dia 24 de abril, no Burgo. - “Como é que nunca ninguém se tinha lembrado de assinalar a data com um desfile, de mão direita em punho e a esquerda com o cravo junto ao peito”, disse o líder da BR que antevê uma grande adesão para celebrar a liberdade.
- “A gerações que nasceram em democracia nem sabem o valor que ela tem”, recordou Godofredo, secretário-geral da BR, casado com uma professora. - “Cheguei a pensar que não me podia casar com o amor da minha vida. Na altura o Ministério da Educação tinha que dar autorização às mulheres docentes para darem o nó e a carta extraviou-se. Foram precisos dois pedidos e algumas testemunhas”, esclareceu.
- “E ainda vêm com conversas de que naquele tempo é que era bom. Só a censura e o lápis azul nos jornais, livros e afins! Os que pensavam pela sua cabeça iam presos, os jovens faziam comissões na guerra e no regresso à mãe pátria eram esquecidos e apontados como cacimbados do clima”, acrescentou Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da BR, que com Jeremias e Godofredo degustavam uma sardinhada na Romaria da Padroeira do Burgo, no âmbito do convívio que a Brigada ali promoveu.
- “Este ano já tivemos dificuldade em arranjar um espaço para nos instalarmos. Aqui é que fazia sentido um parque de merendas”, propôs Jeremias, para quem o calor sentido nos últimos dias tem todas as condições políticas para subir nos próximos tempos.
- “Temo que em 2025 até o inverno seja quente”, concluiu Godofredo, enquanto fazia um brinde à liberdade, aos cravos e aos bombos que vão participar na arruada…

JC

COMENTÁRIOS