Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Calor

JC - 04/08/2022 - 10:13

O calor obrigou a equipa diretiva da Brigada do Reumático a adiar o café da manhã para o digestivo da noite. – “O calor é muito e nós temos que nos proteger”, disse Jeremias, presidente da Brigada do Reumático que quando entrou para o carro, às quatro da tarde, o termómetro assinalava 46 graus. 
- “Quiseste ir à Raia tirar uma selfie com o Presidente Lusitano e passaste sede!”, disse Godofredo, secretário geral da BR.
- “Nada disso, como tenho sempre uma garrafinha de água na viatura, comprei umas saquetas de chá. Fica melhor que na pastelaria”, acrescentou.
- “E além disso é ecológico”, retorquiu Godofredo, o secretário geral da BR.
- “Como se diz agora é sustentável e eficiente do ponto de vista energético, na medida em que não gastamos energia da rede para aquecer a água”, explicou Jeremias, que não só tirou uma selfie como deu um abraço à canhota ao chefe da Nação.
 - “Por falar em calor, pelo que li as ondas de calor também vão ter nomes, como os que são atribuídos aos furacões”, disse Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da BR, para quem o ITA -  Instituto do Tempo e da Água deveria criar uma comissão de toponímia, com o mesmo nível de eficiência da existente no Burgo. 
– “É uma boa ideia! Muitas vezes é no verão que se verificam os casos políticos, pelo que seria inapropriado atribuírem um nome a uma onda de calor natural que fosse confundido com uma onda térmica partidária”, salientou Godofredo.
- “É um assunto para o qual o ITA deve ter atenção, sobretudo em épocas de campanhas eleitorais ou de subida de preços da energia. Para além disso, os nomes a atribuir também não devem abranger a gíria ou o calão populares. Se não tiverem esse cuidado, já sabemos o que acontece...”, acrescentou Jeremias, que para ver a Volta Lusitana em Kinga já preparou a geleira e um chapéu de sol, de modo a que “ninguém passe sede, nem comece a atribuir nomes impróprios ao calor que se vai fazer sentir...”.

JC

COMENTÁRIOS