Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Caracol

JC - 02/05/2024 - 9:39

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, participou efusivamente nas comemorações da Liberdade e na apresentação da obra sobre a revolução de Abril no Liceu do Burgo. - “Aquilo é que foi! Uma sensação única de emoções onde estive com amigos que não via há quase 50 anos e onde pude recordar histórias desses tempos de irreverência e liberdade”, começou por explicar o líder da BR, que como penetra esteve também no Encontro de Antigos Alunos que em 1974 estavam naquela escola.
- “Eu já lá não era aluno, mas o meu irmão faz parte dessa geração”, esclareceu Jeremias, que ao ler o livro ficou com uma lágrima ao canto do olho. 
- “Esta história da bica e do caracol é inigualável”, prosseguiu Evaristo, presidente do Conselho Fiscal que não faltou à chamada.
- “Então, era tudo em câmara lenta?”, perguntou Godofredo, secretário-geral da BR.
- “Nada disso. Reza a história que no pós Abril de 74 foi constituída uma Comissão de Gestão que além de professores tinha representantes de alunos. Na ditadura o chefe dos contínuos, mau como as cobras, fazia a vida no inferno aos estudantes. Aproveitando o facto de ter sido eleito para a comissão, o jovem aluno, de seu nome, Passarão, decidiu telefonar, a partir da sala diretiva, para o dito responsável: - é para me trazerem uma bica e um caracol aqui à sala da Comissão, disse. Do outro lado da linha ouviram-se umas palavras menos próprias, mas o que é certo é que a bica e o caracol foram entregues numa bandeja com sabor a liberdade”, explicou Evaristo.
- “E a história da primeira geringonça portuguesa?!”, recordou Jeremias.
- “Ou a da tomada da sala da Bufa?!”, acrescentou Godofredo.
- “São histórias únicas de tempos que trouxeram a liberdade e a democracia à Nação Lusitana e que devem ficar registadas para memória futura, na perspetiva dos factos passados e da necessidade de cada um pensar pela sua própria cabeça…”, concluiu Evaristo, enquanto lia, com atenção, as moções manuscritas apresentadas, na época, em Reuniões Gerais de Alunos…
JC 

 

COMENTÁRIOS