Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Castanha

JC - 16/11/2023 - 9:29

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, acaba de escrever uma carta à Associação Lusitana de Produtores de Castanha, devido ao elevado preço das ditas e ao facto de num quilograma só se aproveitar meio. - “Nunca tal me aconteceu, num cartuxo de 12 castanhas só consegui comer seis. Todas as outras tinham bicho ou estavam podres”, referia o líder da BR, durante o concurso de jeropigas do seu bairro.
- “Então e não foste reclamar?”, perguntou Godofredo, secretário-geral da Brigada, que dias antes preencheu o livro de reclamações por situação muito semelhante num estabelecimento comercial do Burgo.
- “Claro que reclamei, mas informaram-me que eram castanhas biológicas. Daí a bicharada que tinham dentro. Ainda assim, para compensar o investimento, ofereceram-me um cartuxo de meia dúzia, com três castanhas comestíveis”, esclareceu Jeremias.
- “Foi por isso que escreveste a carta?”, questionou Evaristo, presidente do Conselho Fiscal, que, pelo sim pelo não, preferiu não dar qualquer conselho a Jeremias.
- “Sim… mas estás muito calado Evaristo. Vê lá se consegues dar uma palavrinha ao nosso amigo Juvenal Maria para ver se pode contactar o Almondino Patrão, no sentido de desbloquear as sacas de castanha pilada que tem lá no armazém”, solicitou Jeremias.
- “Mas estamos a falar do Almondino Patrão Jr. ou do Almondino Patrão? É que para escutas futuras devemos ser precisos para que não haja enganos”, respondeu Evaristo, incomodado com o teor da conversa. - “Ainda me lixo por causa de umas castanhas piladas”, desabafou.
- “Castanhas piladas?! Mas é de castanhas piladas que estamos a falar?! Ou de outras castanhas?”, disse Godofredo.
- “Falamos de castanhas, do preço das ditas e do aproveitamento das mesmas. É disso que falamos..  ah e também do preço do azeite, que em ano de muita azeitona, contrariou a lei do mercado. Dizem que tem água!”, afirmou Jeremias.
- “O quê? o azeite?”, interpôs Godofredo.
- “Não, a azeitona”, retorquiu Jeremias.
-“Estamos, de facto, perante um problema: a castanha tem bicharada, a azeitona tem água, o Burgo tem muita burgocracia, e ainda hão-de confundir os Almondinos e as sacas das piladas com outra coisa qualquer”, prosseguiu Evaristo. 
- “O melhor é ficarmos por aqui, na prova das jeropigas, e deixar o resto para depois”, concluiu Jeremias, decidido, apenas, a enviar a dita carta…
JC

 

COMENTÁRIOS