Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Cerveja

JC - 15/06/2022 - 10:15

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, não parou um bocadinho no último fim-de-semana. –“Só não tive tempo para ir à piscina praia. E se o calor convidava a uns bons mergulhos!”, começou por referir, enquanto degustava, ao final da noite de segunda-feira uns caracóis acompanhados de uma cerveja bem fresquinha.
- “Foi um daqueles fins-de-semana à moda do Burgo”, disse Godofredo, o secretário-geral da BR, que, no sábado, começou cedo a acompanhar Jeremias, primeiro numa das classificativas do Rali do Burgo, um dos melhores da Nação Lusitana; depois na bênção das pastas do neto do meio – com direito a banhos de sol na Ermida da Padroeira; mais tarde na super-especial do Jornalão do Burgo; e finalmente no concerto de homenagem ao grande Zeca.
- “Para o Burgo e para a sua economia foi um fim-de-semana em grande. Tão grande que ao que parece os bares das Dokas deixaram acabar a bebida na noite de sábado. Foi, como se diz lá na minha terra, uma autêntica calamidade”, acrescentou Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da Brigada do Reumático.
- “Não me digas que a malta ficou com sede?!”, questionou Jeremias.
- “Foi o que me venderam”, respondeu Evaristo.
- “... Oh diabo! querem ver que a malta ficou mesmo com sede e que o Burgo ficou mal visto na fotografia de quem nos visitou”, adiantou Jeremias.
- “Não há memória de na Villa alguém ter ficado com a boca seca!”, referiu Godofredo, que ainda se lembra das grandes festas no Parque ou, mais recentemente, nas Dokas, onde cada um bebia o que queria e podia.
- “Isto se calhar tem a ver com a guerra. Como há falta de cereais, as fábricas não produzem cerveja, os distribuidores não as fazem chegar aos cafés e estes não a têm para vender... a porcaria da guerra”, disse Evaristo.
- “Pois sim... o melhor é não metermos a guerra nesta conversa, que é um tema demasiado importante e sério para entrar em discussões sobre a falta ou a existência de cerveja nas Dokas do Burgo...”, adiantou Jeremias consciente que o sucesso dos eventos levou à situação relatada. 
- “Para a próxima bebam água!”, disse Godofredo.
- “Ao que parece até essa acabou”, concluiu Evaristo.
JC

 

COMENTÁRIOS