Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Figos

JC - 25/06/2026 - 9:00

Refere a velha máxima que, no Burgo, só há três estações: inverno, verão e a do pouca terra, que é como quem diz do comboio. Com a Nação Lusitana em estado de choque, devido às elevadas temperaturas, os burguenses vão dando conta do recado. - “Isto sempre foi assim”, lembra Aduzildo, 78 anos feitos no sábado, em pleno Rali do Burgo.

- “Ainda sou do tempo em que o alcatrão derretia com o calor e se nos enterravam os sapatos”, recorda Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, para quem o novo paradigma educativo obriga a melhores condições nas escolas. - “Fazem falta ares condicionados”, insistiu.

- “Pois fazem, como faziam antigamente. Mas a verdade é que noutros tempos a malta habituava-se ao calor, jogava futebol na rua e não parava em casa. Hoje, os jogos são virtuais e os jovens têm termostato programado para as temperaturas dos espaços climatizados”, justificou Godofredo, secretário-geral da BR, enquanto tirava uma água da geleira e preparava a máquina para fotografar os gloriosos carros voadores.

- “Podes ter razão, mas é um crime deixar as crianças e os professores em salas de aula sem qualquer proteção térmica. Ao fim de uma hora estão todos a transpirar e sem vontade nenhuma para ouvir quem os ensina”, considerou Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da Brigada do Reumático.

- “O melhor é lançarmos uma petição pela instalação de ares condicionados nas escolas e por pulverizadores de água nas ruas da Villa”, propôs Aduzildo.

- “E enquanto o calor não dá tréguas, também os horários de trabalho, para quem faz da rua o seu espaço profissional, deveriam ser adaptados. Tipo das 5 da matina até ao meio-dia”, prosseguiu Godofredo, que nesse sábado tinha ido apanhar os figos de São João com que os seus amigos se deliciava enquanto via os carros acelerar no melhor rali da Nação Lusitana…

- “E que bons que estão, bendita geleira e bendito Godofredo que se levantou cedinho para colher esta iguaria dos deuses”, concluiu Jeremias, que na manhã seguinte também foi aos ditos, ou não fosse este o tempo dos figos…

COMENTÁRIOS