Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Fitas

JC - 28/07/2022 - 11:30

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, ainda recorda o primeiro filme que viu no Parque do Burgo. - “E todos nasceram calçados, assim se chamava a fita”, referia o presidente da Brigada do Reumático, à época presidente da Brigada Juvenil do Burgo. - “Sempre tive jeito para as brigadas”, ironizou.
- “Olha lá ó Jeremias, e as coboiadas?! Essas é que levavam a malta ao rubro”, recordou Godofredo, secretário geral da BR.
- “Essas eram a brincar”, retorquiu Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da BR, para quem as verdadeiras coboiadas só apareceram com a democracia, sobretudo a partir do novo milénio. - “Agora é que são a sério! Basta ver o parlamento lusitano, os debates de política ou de futebol, para assistirmos a boas fitas”, esclareceu.
- “Lá nisso tens razão. Nessa matéria a Villa está em forma. No mundo da bola, o Burgo Futebol Clube parece não ter dinheiro para contratar atletas e já veio a público dizer que ou vem o guito do Condado, ou não há circo”, adiantou Godofredo.
- “Na política a coisa também está empolgada, com os independentes e o roseiral a trocarem galhardetes sob o olhar atento do Laranjal. Ele são os transportes, os subsídios às coletividades, a estrada do 31, a água e o regadio…”, prosseguiu Jeremias.
- “São de facto verdadeiras coboiadas. Isto para não falar na caça à multa, muito em voga nas últimas duas semanas, por indicação superior hierárquica que a Nação Lusitana precisa de faturar”, disse Evaristo.
- “São os chamados impostos encapotados. O governo cobra e os agentes da autoridade são os maus da fita”, considerou Godofredo.
- “E quem paga é sempre o pobre, que é quem menos pode. Pelo menos no parque ainda saltávamos o muro e víamos os filmes de borla”, concluiu Evaristo, enquanto referia que em agosto o cinema regressa ao parque do Burgo e de forma gratuita, que a malta nova já nem muros consegue saltar…

JC

COMENTÁRIOS