Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Gota

JC - 11/01/2024 - 9:47

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, está a contas com uma crise de gota no dedo grande do pé direito. - “É o resultado das festas”, disse o líder da BR enquanto dava início a uma dieta mais cuidada. - “Agora voltamos ao peixinho e às verduras”, acrescentou.
- “Abusaste no queijo do Burgo e na pinga caseira e deu nisso”, ironizou Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da BR, enquanto manifestava o seu apoio e solidariedade para com Jeremias. - “Também irei fazer dieta. Até à Páscoa temos que nos portar bem”, reforçou.
A conversa decorria durante o tradicional café da manhã, numa das pastelarias do Burgo. - “Além da dieta temos que começar a fazer as nossas caminhadas. Noutros tempos fazíamos o circuito das obras no Burgo, mas na ausência destas teremos que fazer o roteiro dos parques, agora que temos muitos”, propôs Godofredo, secretário-geral da BR, que tinha hora marcada na Biblioteca do Condado para uma consulta digital aos acontecimentos do dia.
- “Disseram-me que chovia lá dentro, mas eu nem quis acreditar”, referiu, preocupado, Jeremias. 
- “Isso devem ser as más-línguas”, retorquiu Godofredo, conhecedor profundo da rapidez com que o Condado resolve esse tipo de questões. - “Mas, a ser verdade, certamente que vai ser feito um procedimento com caráter de urgência e no final deste ano as infiltrações de água ficarão resolvidas”, acrescentou.
- “Tudo tem o seu tempo”, justificou Evaristo, para esclarecer: “agora é o tempo da gota. Da gota de água que fez transbordar o copo do roseiral no Condado; da gota que teima em cair no estacionamento subterrâneo das Dokas; da gota literária que invade a nossa biblioteca; ou da gota inclusiva...”.
- “... E da gota do dedo grande do pé de Jeremias”, realçou Godofredo, solidário com o presidente da BR.
- “E essa é que me preocupa agora caros amigos. Quanto às outras já sabemos que têm um tempo para ser resolvidas. Mas o sacana do dedo dói que se farta!”, lamentou Jeremias, satisfeito pela rapidez com que foi atendido no hospital do Burgo. - “Só de ver as notícias até me assustei. Mas, mais uma vez, tenho que estar grato a quem me tratou. E, digo-vos, não há gota mais chata do que a chamada gota de Reis... já dizia o meu avô, a gota é doença dos abastados e eu abusei nas iguarias boas das festas...”, concluiu, bebendo mais uma garrafinha de água para limpar os cristais...
JC

 

COMENTÁRIOS