Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Liberdade

JC - 21/04/2022 - 9:21

Terminada a Páscoa, Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, confirmou a sua presença na sessão solene do 48º aniversário do dia da Liberdade, no grande auditório do Centro Cultural do Burgo. –“Temos que celebrar essa data com pompa e circunstância, pois ainda somos do tempo em que não podíamos dizer o que pensávamos, em que estávamos fechados ao mundo...”, referia o líder da BR.
-“E também somos do tempo em que a liberdade é pretexto para tudo e para mais alguma coisa. Caminhamos para uma sociedade em que os direitos de uns se sobrepõem aos deveres de todos. Por isso, é tão importante comemorar Abril e mostrar aos mais novos o que a democracia trouxe à nossa nação”, retorquiu Godofredo, secretário-geral da BR, enquanto degustava o último dos chocolates da Páscoa.
-“É bem verdade. Os extremismos de esquerda e de direita nunca foram bons para ninguém. Só fomentam ódios, ambos com discursos populistas, embora por vezes assertivos em questões comunitárias”, disse Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da Brigada do Reumático, para quem o mundo atravessa um outro tipo de ditadura. -“Estamos perante uma espécie de controlo societal, em que as redes sociais, a inveja e a maledicência ganham pontos”, acrescentou.
-“Mas, ainda assim, é bom termos essa liberdade. Porque é a liberdade que nos traz novas abordagens, que nos permite pensar, refletir e fazer escolhas. E isso é fundamental!”, reforçou Jeremias, para quem a Brigada do Reumático deve promover um programa de valorização daquilo que representa Abril.
-“Vamos isso”, disseram em uníssono Godofredo e Evaristo, que de pronto se prontificaram em apresentar um conjunto de propostas que envolvam não apenas os sócios da Brigada do Reumático, como também os seus filhos e netos. 
–“Como tema propunha: a nossa liberdade termina onde começa a dos outros”, referiu Jeremias.
-“Não podia ser melhor”, concluíram, enquanto brindaram aos que tornaram esta conversa possível...
JC

 

COMENTÁRIOS