Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Menverdades

JC - 17/08/2017 - 9:59

Com as eleições para os condados cada vez mais próximas, as redes sociais, tanto as virtuais, como as presenciais (conversas de rua, cafés e outros espaços públicos) ganham contornos dignos de um filme, ou quem sabe de uma enciclopédia de política caseira, em que as ideologias partidárias muitas vezes não cabem. Essa é pela menos a opinião da Brigada do Reumático, que antes de umas merecidas férias oficiais, realizou uma reunião com os seus associados.
-“Seja no Burgo, ou noutro qualquer condado, é interessante vermos e ouvirmos que isto está mal porque foi feito assim e deveria ter sido assado, ou porque o papel está no passeio e nem deveria estar na estrada, ou que andam gaivotas à solta etc etc”, começou por referir Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, que como responsável máximo da organização democrática que fundou, usou primeiro da palavra.
-“A questão que se coloca aqui é a da verdade. E muitas vezes, o que lemos e ouvimos são meias verdades misturadas com meias mentiras, que dão origem a uma espécie de «menverdades» ou de «vertiras», consoante o partido”, acrescentou Jeremias, enquanto alertava os seus associados para esta realidade, que cada vez é mais frequente. –“Ainda no outro dia ouvi o candidato do principal partido da oposição no Burgo a falar de ameaças e de falta de cultura democrática. Estas declarações fizeram-me lembrar aquela conhecida história que diz: ouçam o que eu digo, mas não liguem ao que eu faço”.
-“Não estou a perceber”, disse Godofredo, confuso com a história das ameaças.
-“O moral do conto é que neste mundo cão há sempre ameaças escondidas, mas efetivadas e, por agora, não divulgadas”, retorquiu Jeremias, para quem essa não é a questão principal: “mais do que a vitimização, o importante é que cada um de nós conheça as propostas dos candidatos. Isso é o fundamental, para que o voto seja feito em consciência”.
-“Mas aí voltamos à velha história do diz que se diz”, lembrou Evaristo, do Conselho Fiscal da BR, que também quis intervir no debate que encheu por completo a esplanada da sede social da Brigada. 
-“Claro que sim Evaristo, mas até há tempos de antena: Cada candidato pode apresentar as suas propostas. E as pessoas são livres de escolher. Devem é fazê-lo em consciência e analisar aquilo que é apresentado. Bem ou mal, é assim a democracia”, respondeu Jeremias.
-“É bem verdade. Agora de forma sentida, a todos votos de boas férias e bom trabalho…”, concluiu Godofredo, dando por encerrada a reunião, onde não foi dita nenhuma «menverdade»...

COMENTÁRIOS