Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Palavra

JC - 28/10/2021 - 9:45

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, voltou às caminhadas outonais na companhia de Godofredo e Evaristo, secretário geral e presidente do Conselho Fiscal da BR, respetivamente. Um percurso pelas ruas do Burgo que serviu sobretudo para auscultar os burguenses sobre o pulsar da Villa. 
- “Foi muito interessante voltarmos aos primórdios da Brigada, quando todas as noites, dávamos uma volta no então passeio da pedra que chegou a ser vermelho e verde”, disse Jeremias, enquanto recordava o tempo em que o jornal “Esférico”, de aba larga, chegava no comboio e o Jornalão da Terra iniciava um novo ciclo. 
- “Tal como nesse tempo, estas nossas caminhadas, numa espécie de consciência cívica, continuam a fazer sentido. É importante que discutamos o Burgo, que critiquemos e elogiemos, quando for o caso, mas acima de tudo que tenhamos uma postura positiva, porque esta é a nossa terra e é ela tão bonita que não necessita que nos venham denegri-la”, referiu Godofredo, enquanto distribuía as primeiras castanhas assadas da temporada pelos camaradas de passeio.
- “Uma das coisas que temos que fazer é um protocolo de transição de poderes no Condado. Ao que parece esse protocolo não existe, ou se existe não foi cumprido nem divulgado. E assim, registou-se uma não passagem de dossiês entre o presidente que saiu e o que entrou. A situação é lamentável. Quem vem de novo tem que saber o que está para trás”, disse Evaristo.
- “O documento está pronto e iremos fazê-lo chegar a quem de direito”, clarificou Jeremias, para quem esta “não é uma questão de portas abertas ou fechadas, nem de convites, é de bom senso”.
O passeio prosseguiu, com paragem obrigatória, num dos cafés do Burgo, para uma jeropiga caseira, daquelas que não levam químicos, e que ajudam à digestão das castanhas. - “Estas são por minha conta”, garantiu Evaristo, enquanto realçava a qualidade do produto. - “Abençoada com esta pinga, a passagem das pastas teria sido um sucesso”, disse.
- “Ou não, e se calhar estaríamos aqui a discutir se esta era, ou não, a jeropiga adequada...”, concluiu Jeremias.
JC

 

COMENTÁRIOS