Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Templo

JC - 23/06/2022 - 9:36

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, já se inscreveu para a ceia medieval do Burgo. 
- “Temos que ir degustar os pratos de outros tempos, mas de preferência com condimentos de agora”, disse, enquanto olhava para a ementa. - “Isto do caldo do castelo com pão frito em azevinho do Condado parece um bom começo de refeição”, acrescentou.
- “Pois eu estou à espera da sobremesa, um arroz doce com mel”, disse Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da BR, que ao final da manhã de segunda-feira, olhava com otimismo para o tempo que estava previsto.
- “Vai estar calor, mas não é aquele calor tórrido, pelo que está tudo preparado para que a Feira do Templo regresse ao castelo do Burgo”, esclareceu Godofredo, o secretário geral da BR que também tem reserva de mesa para essa noite no miradouro da vila.
- “E até vamos ter danças, cantares e jograis do reino”, disse Jeremias, que recorda bem a primeira ceia medieval realizada no Burgo e que trouxe gente de toda a Nação.
- “Mas antes da Ceia temos que ir à sardinhada de São João, no largo que lhe dá o nome”, retorquiu Godofredo, que faz jus à velha máxima de que no “São João a sardinha já pinga no pão”.
- “Pois eu também lá vou. Dois anos depois vai saber-nos bem. Também devo passar no arraial do castelo, mas primeiro vou ao que sempre se fez e que é promovido pela coletividade mais antiga do Burgo”, assegurou Evaristo.
- “Farei o mesmo, vai ser um arraial dos bons!”, disse Jeremias.
- “O problema são as pernas que, às vezes, não querem andar. Mas, com sorte, nessa noite não me deve dar nenhum ataque de gota que agora até tenho feito dieta”, concluiu Godofredo, na esperança que haja sardinha assada e boa disposição e que a sardinhada não fique estragada por mal entendidos…

JC

COMENTÁRIOS