Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sarzedas: Rapoula renova casa da associação

José Furtado - 20/07/2018 - 14:59

A casa da Associação Cultural e Recreativa de Rapoula, na freguesia de Sarzedas, acaba de ser melhorada com um investimento de 30 mil euros.

Partilhar:

Associação é o único ponto de encontro da aldeia. Foto José Furtado/ Reconquista

Vila Franca reconstruiu em 1994, Morão requalificou em 2009 e em 2018 Luís Correia inaugurou as obras de melhoramento.

A casa da Associação Cultural e Recreativa de Rapoula, na freguesia de Sarzedas, acaba de ser melhorada com um investimento de 30 mil euros, que permitiu pintar o edifício, reparar o telhado, criar um largo em frente à sede e ampliar e equipar a cozinha.

Na aldeia situada a cerca de três quilómetros de Sarzedas “temos em permanência umas 30 e poucas pessoas.

Aos fins-de-semana vamos fazendo por vir cá e fazer umas atividades”, conta Eduardo Rodrigues, um dos responsáveis da associação.

A sede, que funciona como uma espécie de casa do povo, vai abrindo ao fim-de-semana ou sempre que alguém precisa.

Neste momento é o único local da aldeia onde a população se pode encontrar, por exemplo, para tomar um café, depois de o único estabelecimento comercial ter encerrado há vários anos.

O investimento foi suportado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, que reconheceu a importância que a associação tem como ponto de união da aldeia.

O pedido de apoio foi feito há cerca de dois anos e a oportunidade certa chegou agora, em articulação com a junta de freguesia.

“Não concretizamos meramente obra como alguns tentam às vezes desvalorizar. Fazemos obra, um investimento muito forte na cultura (…) e um apoio a todas as nossas instituições de apoio social, onde vamos continuar a fazer investimentos”, anunciou Luís Correia nesta inauguração.

A obra inaugurada na Rapoula é para o presidente o exemplo de que o município investe sem procurar votos, um ano depois das eleições e numa aldeia sem peso eleitoral.

“Podíamos estar à espera de guardar as inaugurações para o final do mandato mas não o fazemos”.

Celeste Rodrigues, a presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, assumiu que a sua autarquia não tem orçamento para ajudar estas e outras necessidades, nas 43 povoações que estão na sua área. Mas tem gente que faz pelas terras, como é o caso.

“A Rapoula e esta associação nunca precisaram de qualquer abanão. Antes pelo contrário precisam é às vezes de um pequeno travão. Se há um investimento bem merecido este é um deles”, disse na inauguração.

Desde que está à frente da junta calcula que o investimento chegou a 80 por cento das suas aldeias e que por isso “nunca tanto e em tão pouco tempo foi feito”.

COMENTÁRIOS