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Saúde: Unidade Móvel de Proença fez menos serviços em 2020

Reconquista - 28/01/2021 - 8:00

Os serviços de proximidade ganham nesta conjuntura de pandemia uma maior relevância, pela resposta e conforto que levam aos mais vulneráveis.

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Número de atendimentos reduziu em 2020 devido à pandemia

“Menos atendimentos, menos saídas e menos quilómetros percorridos”, é este o balanço de 2020 da Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova, números que refletem a adaptação que foi necessária realizar devido à pandemia provocada pelo Covid-19, e à consequente crise de saúde pública, apesar deste ser um dos serviços do município que está mais próximo das populações. “É com base nesta nossa estratégia de proximidade que temos levado este serviço aos nossos munícipes e que tem crescido em novas valências, o que o carateriza por ser um equipamento diferenciador e disponível para, em articulação com a saúde, estabelecer novas parcerias”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Nos serviços prestados pela UMS foram introduzidas algumas novidades, como por exemplo, o acompanhamento telefónico dos utentes, com um total de 486 contactos efetivos durante o primeiro confinamento geral; a participação na rede de solidariedade para dar resposta à população de risco do concelho, com a entrega de medicamentos e bens essenciais; e o apoio à realização de 778 testes à Covid-19, em parceria com um Laboratório de Análises Clínicas, durante os primeiros meses de pandemia.

Também as ações de sensibilização da UMS acolheram um novo tópico, sobre os cuidados a ter em época de pandemia. “Foi um ano muito exigente, mas de certa forma gratificante, na medida em que conseguimos fazer realmente a diferença no acompanhamento, desta feita mais ao nível das emoções, das nossas gentes. É por tudo isto que tenho certo que vamos conseguir fazer de 2021 o ano do retomar das nossas vidas como gostamos de as viver", refere Carlos Dias, técnico de diagnóstico e terapêutica da UMS. Ainda assim, em 2020, a Unidade Móvel de Saúde realizou um total de 1.398 atendimentos nas aldeias e praias do concelho, com a realização de rastreios de saúde, 67 dos quais a novos utentes e 64 dos quais a utentes de fora do concelho. Sessenta por cento do total dos serviços foram procurados por mulheres. Foram realizadas 209 saídas, para um total de 6.353 quilómetros percorridos, e visitadas 101 localidades.

Face à avaliação dos resultados dos rastreios, foram encaminhados três utentes para a urgência e 33 para consulta com o médico de família. Em 2019, a título comparativo, a UMS atendeu 586 utentes pela primeira vez no total dos 3.010 atendimentos realizados ao longo do ano, contabilizou 398 saídas, 212 locais visitados e 7.457 quilómetros percorridos.

Em 2020, no âmbito do programa de verão nas praias fluviais e piscinas públicas, desenvolvido nos meses de julho, agosto e setembro, a UMS sensibilizou os participantes sobre a pandemia, mas também sobre o sol, o calor, o cancro de pele e a alimentação saudável. Em dezembro de 2020, em conjunto com a Bibliomóvel e o Projeto Enraizar – CLDS-4G, começaram a ser desenvolvidas ações específicas sobre a Covid-19 e o cansaço da pandemia, sendo que as planeadas para este mês foram canceladas devido ao Estado de Emergência. Carlos Dias acompanhou 19 utentes ao Hospital da Cruz Vermelha, onde realizaram cirurgias às cataratas, e a Castelo Branco no pós-operatório. Deu ainda apoio aos estudantes de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, nos rastreios e ações realizadas junto da população.

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