Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Se canto são as palavras, a nova antologia sobre António Salvado

Reconquista - 16/09/2021 - 10:26

“se canto são as palavras” é uma das maiores antologias dedicadas à obra do poeta albicastrense António Salvado.

Partilhar:

O poeta albicastrense António Salvado acaba de ver publicada uma das mais completas antologias da sua obra. “se canto são as palavras”, organizada pelo ensaísta e professor universitário, Paulo Samuel, é um livro que tem a particularidade de percorrer a obra poética de António Salvado desde 1955, ano em que foi editado o seu primeiro título, até 2020.

O lançamento da obra ainda não está agendado, mas tudo indica será durante o mês de outubro.
O percurso do poeta é nos apresentado em 150 páginas, um número que corresponde à soma da idade de António Salvado (85 anos) com o período que decorre desde a publicação do seu primeiro livro (65 anos).
Esta antologia é uma homenagem ao poeta albicastrense. Um homenagem que abraça o país e o mundo e que é também feita a Castelo Branco, onde António Salvado nasceu, e que está ao longo de 2021 a assinalar os 250 anos de cidade.
Em declarações ao Reconquista, António Salvado recorda que “várias antologias de poemas meus têm sido publicadas em Portugal e em Espanha. Destas última relevo a sua amplitude geográfica iberoamericana”.
O poeta sublinha o facto desta obra “se integrar nas comemorações dos 250 anos da cidade de Castelo Branco” e da “autarquia, na pessoa do seu presidente Coronel José Augusto Alves, ter apoiado este trabalho.
António Salvado adianta que “esta antologia distingue-se em todos os aspetos: desde o trabalho de Paulo Samuel, na profunda atenção posta na organização deste volume, como a escolha criteriosa dos poemas antologiados; o prefácio, que constitui uma excelente análise da minha poesia; o estabelecimento da exaustiva bibliografia relativa a todos os meus livros (poesia e prosa); até à pintura do meu rosto pelo notável pintor Ermeneciano (com aquele sorriso disfarçado dos meus lábios, que diz muito…). Todas estas coordenadas se conjugaram para a importante concretização desta antologia”.
O poeta albicastrense destaca também “o exemplar profissionalismo da editora RVJ Editores”. O livro é apresentado em capas duras e incluiu um caderno, impresso a cores, com as capas de todos os livros publicados por António Salvado.
 

COMENTÁRIOS

Ana Maria Gomes
à muito tempo atrás
Gostaria de adquirir esta obra. Não a detectei à venda, nem "on line", nem "em loja", nas livrarias que frequento.
Podem informar-me de como obter um exemplar?
Antecipadamente grata, apresento os melhores cumprimentos.
Ana Maria Gomes
amariasantosg@gmail.com
MAFALDA FERRO
à muito tempo atrás
Que obra fantástica! Vou divulgar na newsletter da Fundação António Quadros, de 14 de Novembro, com um link para esta página.