Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sobreira Formosa: Alunos tornam-se Eco Heróis

Reconquista - 14/11/2019 - 10:00

A Turma S2 do Centro Educativo de Sobreira Formosa e o Centro Ciência Viva da Floresta estão a participar no projeto “Eco Hero Lab”.

Partilhar:

O projeto escolar ajuda a criar hábitos amigos do planeta

A Turma S2 do Centro Educativo de Sobreira Formosa e o Centro Ciência Viva da Floresta estão a participar no projeto “Eco Hero Lab”, um programa escolar e, simultaneamente, um portal online, que inspira os jovens a tornarem-se protetores do planeta. De acordo com a organização, “a ciência sobre os ecossistemas do planeta é apresentada às crianças na forma de vídeos e depois são convidadas a dar vida à ciência na sua própria escola através dos cinco desafios Herói Eco”. Estes desafios são: “corta na carne; reduz o desperdício; explora a vida selvagem; desliga a luz; e melhora o teu bem-estar”.

Através de um kit de ferramentas, disponível nas páginas do Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência e do Eco Hero Lab, os alunos realizaram diversas atividades e um vídeo sobre a sua experiência que inclui ainda uma mensagem a partilhar com o mundo, que foi exibido no dia 10 de novembro, Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência.

Para além do Centro Ciência Viva da Floresta, outros museus e centros de ciência de todo o mundo participam nesta iniciativa, que está a ser apoiada, desde o início, pelas Nações Unidas para Crianças e Jovens, focando-se igualmente na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas. Os alunos da Sobreira Formosa estão a trabalhar a temática da floresta, enquadrados num grupo que incluiu ainda os centros de ciência de Hidrodoe, na Bélgica (com a temática da água), o Planetarium Science Centre, no Egipto (com a temática do solo) e o Universum, no México (com a temática do ar).

No evento final irão ser exibidos os vídeos das escolas e serão feitas apresentações por especialistas nos quatro temas para explicar em que estado está a proteção da água, solo, ar e florestas. Serão convidados jovens cientistas para contribuir com as suas visões acerca dos desafios com um duplo objetivo: contribuir para o entendimento do problema e possíveis soluções e para servirem de exemplo para os jovens, inspirando-os a usar a ciência para tomarem decisões informadas acerca das suas vidas e do planeta.

COMENTÁRIOS