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Sobreira Formosa: Ano letivo com novo centro educativo

Lídia Barata - 19/09/2019 - 8:00

A antiga escola de Sobreira Formosa foi remodelada e ampliada, ao fim de 39 anos ao serviço da comunidade. Um investimento de 250 mil euros.

 

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O novo espaço alberga agora o 1.º ciclo e o jardim de infância

O novo ano letivo em Proença-a-Nova arrancou com melhores condições para alunos, professores e pessoal não docente. O antigo edifício da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Sobreira Formosa sofreu obras de remodelação e ampliação, transformando-se no novo Centro Educativo EB1+JI de Sobreira Formosa, que vai albergar cerca de 50 alunos (do básico e jardim de infância), ao mesmo tempo que rentabiliza os recursos existentes. Já na sede do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova nasceu a “Sala do Futuro”, que visa, sobretudo, combater o insucesso escolar. Estas melhorias foram inauguradas segunda-feira, 16 de setembro, dia em que o executivo municipal realizou numa das salas do edifício a sua reunião pública, a primeira descentralizada neste mandato. O edifício construído em 1980 sofreu obras no valor de 250 mil euros, comparticipado pelo Feder – Programa Operacional do Centro – Centro 2020, no âmbito de uma candidatura do município aos fundos comunitários, junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no âmbito das novas competências da educação aceites pela autarquia

João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, destacou que só o simples edifício não chega, mas “escolas mais atrativas e bem apetrechadas, motivam os próprios, tal como os professores e o pessoal não docente”, não esquecendo que a Associação de Pais tem sido uma aliada desta estratégia educativa.

Isabel Damasceno, vogal executiva do Centro 2020, da CCDRC, destacou a importância do empenhamento dos agentes locais na aplicação dos fundos comunitários nestes territórios, exaltando o papel da Câmara de Proença-a-Nova. “Esta autarquia tem sido um exemplo assinalável da boa gestão dos fundos comunitários, no acompanhamento próximo dado aos projetos, aos prazos e aos dossiês”, afirma, realçando também que “Portugal não seria de certeza absoluta o mesmo, e sobretudo nesta área da educação, se não tivéssemos o recurso à solidariedade europeia e aos fundos comunitários”.

Cristina Oliveira, delegada da Direção Regional de Educação do Centro (DREC), corroborou a ideia da “parceria saudável” com os parceiros locais, dando como exemplo o caso de Proença-a-Nova, que foi um dos municípios que assumiu a descentralização de competências nesta área, o que “contribuirá para o Agrupamento se libertar de tarefas administrativas, focando-se no carácter pedagógico”.

João Lobo, presidente da autarquia proencense, começou por cumprimentar os alunos, principal razão destes investimentos, reconhecendo que, neste processo, a DREC, “tem sido um braço aliado”. Quanto aos conteúdos, lembrou a importância dos quatro cursos profissionais que a Escola Pedro da Fonseca oferece, pois “nem todos têm de ser doutores e engenheiros. Mais importante que isso é a ligação ao mundo empresarial, traduzindo-se em mais oportunidades de emprego aos jovens, dando desse modo, um contributo muito importante para estes territórios, com uma demografia baixa”.

João Manso, vice-presidente com o pelouro da Educação, explicou que a “Sala do Futuro”, foi criada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, também com apoio do Portugal 2002. “Esta sala é completamente diferente das outras, com equipamentos e ferramentas tecnológicas que vão permitir aos professores trabalhar ali com os seus alunos, dinâmicas que podem reverter o seu insucesso escolar”. Nesse sentido, está a decorrer uma ação de formação sobre ambientes educativos inovadores, com mais de 40 professores envolvidos.

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