Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Socialistas auscultam região

João Carrega - 09/06/2021 - 9:05

A presidente do Grupo parlamentar do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, visitou, na passada segunda-feira, o distrito de Castelo Branco, numa iniciativa que teve como áreas temáticas o empreendedorismo, cultura, agricultura e turismo.

Partilhar:

A presidente do Grupo parlamentar do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, visitou, na passada segunda-feira, o distrito de Castelo Branco, numa iniciativa que teve como áreas temáticas o empreendedorismo, cultura, agricultura e turismo.
Depois de Vila Velha de Ródão, onde marcou presença no monumento nacional das Portas de Ródão, Ana Catarina Mendes, acompanhada dos deputados eleitos pelo PS no Distrito (Hortense Martins, Nuno Fazenda e Joana Bento) visitou a Fábrica da Criatividade e a casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco.
“O objetivo destas visitas faz parte do plano de atividades do Grupo Parlamentar do PS no sentido de percorrer todos os distritos, tendo como objetivo saber quais as consequências que a pandemia deixou nos territórios e quais as medidas que são necessárias tomar para por em execução o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para que possamos recuperar o país”, explicou ao Reconquista Ana Catarina Mendes.


A presidente do Grupo Parlamentar do PS adiantou que no caso concreto de Castelo Branco, “a tónica da visita passou pela cultura ao serviço do desenvolvimento económico e social; pelo envolvimento de todos os agentes na indústria criativa e perceber como vários artesãos e artistas estão ao serviço da comunidade; passou também por estar nos centros históricos, pois uma das áreas do PRR é a cultura. Mas há outra vertente que não pode ser esquecida que é a da habitação, seja na recuperação das zonas históricas seja na construção de casas com rendas acessíveis, de forma a que as pessoas se possam fixar aqui”.
Ana Catarina Mendes falava na Casa do Arco do Bispo, depois de ter escutado Leopoldo Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, sobre a importância de se ter uma zona histórica cuidada, com segurança, com casas recuperadas criando alojamento para jovens casais, num processo em que os moradores são e estão a ser envolvidos. “Acabámos de ouvir a preocupação da desertificação destas zonas. Na recuperação do país, depois desta pandemia, e aproveitando o facto de muita gente ter vindo para o interior (devido à pandemia), é importante que aqui se possa fazer um investimento que potencie o desenvolvimento económico e social, a recuperação das nossas terras e a fixação de capital humano nas nossas terras”, disse Ana Catarina Mendes.
Já antes na Fábrica da Criatividade, a presidente do Grupo Parlamentar do PS e os deputados socialistas ficaram a conhecer um espaço diferente, onde se trabalha 24 horas por dia, todos os dias do ano, com artistas de diferentes áreas, regiões e países. José Augusto Alves, presidente da Câmara, sublinhou a importância daquela estrutura e apresentou toda a dinâmica da cidade em diferentes vertentes, como o empreendedorismo, sublinhando o prémio europeu obtido, num ecossistema empreendedor que integra diferentes espaços como o Centro de Empresas Inovadoras, o InovCluster, o Centro de Apoio Tecnológico ao Agroalimentar, ou Fábrica do Jovem Empreendedor, e parcerias como a que existe com o IPCB . Na visita foi também apresentado o Parque do Barrocal.
Ainda no distrito, a visita prosseguiu no Fundão e na Covilhã.
 

COMENTÁRIOS