Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sociedade: Escolas recolhem óleo alimentar usado

Reconquista - 29/06/2018 - 11:00

A 1ª edição da Escola PRIO TOP LEVEL decorreu recentemente. Esta é uma iniciativa ambiental que mobilizou 23 escolas e quase 6000 alunos da Beira Interior em que o objetivo era a recolha de óleos alimentares usados.

Partilhar:

Alunos da escola vencedor recebem prémio

Esta iniciativa foi organizada pela PRIO BIO e Hardlevel, em parceria com as agências de energia e ambiente – RNAE e ENERAREA, e teve como função sensibilizar a comunidade escolar da Beira Interior para a importância da recolha de óleos alimentares usados e como estes podem ser transformados em biodiesel, um combustível amigo do ambiente, de acordo com uma informação chegada ao Reconquista.

Durante os 4 meses em que decorreu o desafio, a organização lançou um desafio à comunidade escolar onde cada uma recebeu um oleão para a recolha dos óleos alimentares usados, em que cada aluno recebeu um kit didático composto por: um jogo de cartas didáticas para que em família possam jogar e aprender qual a importância de reciclar estes óleos e um funil que tornou mais fácil e prática da reciclagem.

No final da iniciativa, segundo a mesma informação, foram recolhidos, em 10 municípios da região da Cova da Beira (Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Guarda, Manteigas, Belmonte, Fundão, Seia, Gouveia e Covilhã), 3.273 litros de óleo alimentar usado.

Para Ricardo Coimbra, administrador da PRIO, “esta iniciativa serviu para sensibilizar a população para a importância de recolher e reciclar este resíduo”. Refere ainda que “conseguimos chegar à casa da grande maioria das famílias que residem nos 10 municípios e por isso não poderíamos estar mais satisfeitos com este projeto-piloto”.

A Escola Básica do Bairro da Luz na Guarda foi a grande vencedora. Em média cada aluno desta escola recolheu 6.25L de óleo alimentar. Em segundo lugar ficaram os alunos da EB1 das Atalaias, no Fundão, que conseguiram recolher em média 5.49L de óleo. No terceiro lugar do pódio ficou a Escola Evaristo, em Seia, onde cada aluno conseguiu juntar 5.44L de óleo alimentar.

Os prémios foram entregues durante a semana que passou na escola vencedora do concurso, na Guarda, onde esta recebeu um sortido de materiais lúdicos e educativos para a nova biblioteca no valor de 750€. As 10 escolas que mais óleo alimentar usado recolheram foram presenteadas, num total de 2500€, com diversos equipamentos como livros, mesas de ping-pong, microscópios, planetários, material para ginástica e jogos de tabuleiro, bens e/ou serviços educativos, lúdicos e de lazer.

COMENTÁRIOS