Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ténis: Torneio internacional junta atletas de 20 países na cidade

José Júlio Cruz - 28/06/2018 - 11:10

Frederico Gil, Pablo Gonzalez e Leny Mitjana são os cabeças de série de uma prova que este ano eleva o prémio para 15 mil dólares.

Partilhar:

O torneio foi apresentado oficialmente no decorrer desta semana. FOTO Reconquista

A sexta edição dos Internacionais de Ténis de Castelo Branco vai ter lugar entre os dias 30 de junho e 8 de julho, reunindo atletas de mais de vinte nacionalidades. O torneio foi apresentado oficialmente na passada segunda-feira, dia 25, no Salão Nobre da Câmara de Castelo Branco.

Os diretores da prova, João Ramalho e Nuno Pissarra, estão entusiasmados com a adesão dos tenistas dos cinco continentes ao torneio albicastrense, sublinhando que "isso se deve à credibilidade da prova, ao estatuto que a mesma já atingiu nacional e internacionalmente e também ao facto de este ser um projeto delineado e executado com pés e cabeça". O crescente número de jogadores a participar e a querer participar (a «lista de espera» desta edição conta com mais de 80 jogadores) comprova-o.

"Logisticamente é uma operação que obriga a um imenso trabalho e não podemos deixar aqui de ter uma palavra de estima e agradecimento para com o município de Castelo Branco, sem o qual este evento muito dificilmente se realizaria", reconhecem os mesmos responsáveis pela prova, que conta com o apoio da Associação de Ténis de Castelo Branco, representada nesta apresentação pelo seu presidente, José Mendes Jorge.

Relativamente aos aspetos competitivos, importa salientar desde já que os Internacionais de Ténis de Castelo Branco se vão disputar em três fases. A primeira será um "Torneio Wild Card" que proporcionará ao vencedor um convite para o quadro principal da prova. A segunda fase é a fase de qualificação propriamente dita que irá disputar-se ao longo de três dias e que tem já garantida a participação de 64 atletas. Daqui sairão oito atletas para o quadro principal.

O quadro principal da competição terá depois 32 atletas na disputa dos troféus de singulares e 16 duplas na vertente de pares.

"É um torneio com muita procura, está completamente lotado, e neste momento só por algum imprevisto de última hora, ou por indisponibilidade física de algum atleta poderemos ter de chamar mais algum dos jogadores que aguardam ansiosamente pela abertura de uma janela que lhes permita aceder ao mesmo", reiteram os diretores da prova.

Com um prémio em dinheiro de 15 mil dólares (foi de 10 mil na última edição), este torneio albicastrense vai disputar-se nos campos de ténis do Hotel Colina do Castelo e do Albi Sport Clube. No quadro principal os cabeças de série são o português Frederico Gil, o espanhol Pablo Gonzalez e o francês Leny Mitjana.

A Academia de Ténis Colina do Castelo, que no seu seio reúne a Zonameeting e o Riba Clube, é a entidade máxima responsável pela organização.

José Alves, vice-presidente do município albicastrense, salientou na apresentação deste torneio "a importância de mais uma realização de grande nível nacional e internacional para o nosso concelho", destacando também que "a presença de atletas de mais de vinte países em Castelo Branco revela só por si o calibre desta iniciativa, pelo que para nós edilidade importa aqui e agora, sobretudo, realçar a articulação que existe entre estas entidades e que permite levar por diante um evento em cujo sucesso estamos todos empenhados".

COMENTÁRIOS