Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Universidade de Évora: João Carrega eleito para integrar o Conselho Geral

Reconquista - 05/01/2021 - 14:59

Eleição é encarada com enorme responsabilidade. Licenciado em Gestão Financeira, é doutorando na Universidade de Extremadura (Espanha).

Partilhar:

João Carrega trabalha no Reconquista há mais de duas décadas

O jornalista João Carrega acaba de ser eleito para o novo Conselho Geral da Universidade de Évora que irá estar em funções nos próximos quatro anos. Além de João Carrega, foram eleitos mais seis personalidades externas como são os casos de Maria Graça Carvalho (ex-ministra do Ensino Superior e atual eurodeputada), ou Carlos Mota Soares (professor catedrático do Instituto Superior Técnico, que desempenha as funções de presidente cessante daquele órgão).

As eleições para a cooptação dos membros externos para o Conselho Geral da Universidade de Évora, a segunda mais antiga do país, decorreram em dezembro, cinco dias depois de terem sido eleitos os professores, não docentes e estudantes da instituição que o compõem, num processo onde houve muitas listas candidatas.

João Carrega, 48 anos, acompanha o pulsar da educação e do ensino superior há mais de duas décadas, sendo um dos jornalistas portugueses mais experientes nesta área, tendo co-coordenado, com o professor universitário João Ruivo, quatro livros relacionados com temas de ensino superior (Políticas e Políticos da Educação; Políticas Educativas em Portugal; A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento; e Rogério Fernandes in Memoriam). Recentemente editou o livro que assinala os 40 do ensino superior politécnico em Portugal, da autoria do ex-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Joaquim Mourato, para o qual escreveu o posfácio.

No Reconquista há 24 anos, João Carrega é jornalista há 30. É diretor do Ensino Magazine, publicação dedicada ao ensino, cultura e juventude editada no nosso país e com distribuição internacional, e da editora RVJ.

A eleição como conselheiro no Conselho Geral da Universidade de Évora é encarada “com uma enorme responsabilidade. No último ano fiz parte do anterior Conselho Geral. Agora foi eleito o novo Conselho Geral que exercerá funções nos próximos quatro anos. Foi um ano de muita aprendizagem. Ser eleito para o novo Conselho Geral constitui uma honra e traduz-se numa responsabilidade redobrada. Estou grato por isso”, diz.

Licenciado em Gestão Financeira, mestre em Comunicação Educacional e Multimédia, é doutorando na Universidade de Extremadura (Espanha) em Ciências da Educação, onde está a elaborar uma tese sobre a utilização de dispositivos móveis em contexto educativo, tendo a orientação dos professores Rosa Ória (Espanha) e João Ruivo (Portugal).

COMENTÁRIOS