Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Valormed: Reciclagem de embalagens e medicamentos fora de uso é fundamental

Reconquista - 04/04/2024 - 18:30

Apela-se à entregar de resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso e de prazo nos pontos de recolha nas farmácias e parafarmácias.

Partilhar:

Cada contributo é uma ajuda para o ambiente

A Valormed lançou mais uma campanha para alertar os portugueses para a importância de entregar os resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso e de prazo de origem doméstica nos pontos de recolha disponíveis nas farmácias e parafarmácias do país. Só em 2023, a Valormed recolheu 1275 toneladas deste tipo de resíduo.

Sob o mote “Por um futuro feito de vida, cuide hoje do ambiente”, o objetivo é chamar a atenção para as consequências nefastas da eliminação incorreta e descuidada destes elementos e o seu impacto no futuro do planeta. Em comunicado, a Valormed explica que “quando os medicamentos fora de uso e de prazo e os seus resíduos “são colocados no lixo indiferenciado, ou despejados nos esgotos domésticos, contaminam e permanecem nos solos, nas águas dos rios, dos mares e nas nossas torneiras, comprometendo o futuro do planeta e a nossa saúde”.

Em comunicado, dá conta que, ao longo dos últimos quase 25 anos de existência, a Valormed tem feito caminho para fazer crescer o número destes resíduos recolhidos. No entanto, “sabemos que há ainda há muito por fazer porque este não é um hábito que faça parte do dia-a-dia de todos. É urgente que esta ação se torne uma rotina, tornando como possível construirmos um futuro mais sustentável para este planeta que partilhamos”, alerta Luís Figueiredo, diretor-geral da Valormed.

A atual campanha vai estar presente de norte a sul do país e regiões autónomas, divulgando em diversas plataformas informações, “com dados atuais, para ajudar a população a esclarecer dúvidas frequentes no dia-a-dia e erros cometidos, centrando a atenção sobre o que deve e não deve ser entregue nos pontos de recolha”.

Como o foco “é na criação de um futuro feito de vida, as crianças (os adultos de amanhã) assumem também um papel importante na criação de hábitos que irão mais tarde colocar em prática e que no presente transmitem aos pais, educadores e famílias”. Neste sentido, a campanha chega também aos estabelecimentos de ensino de 1º ciclo, para o qual foi desenvolvido um programa de aprendizagem ativa e dinâmica, com jogos que proporcionam às crianças a oportunidade de aprender através da experiência. Conteúdos aos quais os professores podem aceder no site Escolas de Valor.

COMENTÁRIOS