Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Vila Velha de Ródão: Laços que perduram para lá do trabalho

Lídia Barata - 09/05/2024 - 8:00

O espírito de equipa e partilha que vivenciaram durante a sua vida ativa, não cessaram com a passagem à reforma.

Partilhar:

Trabalhadores e famílias convivem anualmente

O espírito de equipa e partilha que vivenciaram durante a sua vida ativa, na empresa Celulose de Vila Velha de Ródão (Portucel Tejo, Celtejo e atualmente Biotek), não cessaram com a passagem à reforma.

Sinal que esses laços perduram para lá do trabalho são as dezenas de convivas que ocorrem ao encontro anual dos ex-trabalhadores desta que foi a primeira grande empresa a instalar-se no concelho e das poucas que há meio século havia na região.

Pelas várias equipas dos vários turnos passaram até hoje milhares de funcionários. Talvez alguns tenham seguido outro rumo, mas há 17 anos que um grupo se lembrou de organizar um almoço com os ex-colegas e a moda pegou de tal modo, que o evento foi repetido anualmente, crescendo em número de participantes, acompanhados das famílias.

Este ano o ponto de encontro foi a Herdade da Urgueira, em Perais, a 4 de maio. Alguns dos convivas ainda pertencem à geração que arrancou com a laboração da empresa, nos idos anos 70, do século passado. Outros das gerações que se seguiram. Mas todos com o mesmo propósito, o de manter esta ligação que vai lá da obrigação. Um convívio que querem continuar a fazer por devoção, mantendo vivas as memórias e peripécias dos vários tempos passados na empresa.

COMENTÁRIOS