Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Vila Velha de Ródão: Navigator em greve até sábado

Reconquista - 12/11/2019 - 22:00

Fiequimetal convocou a greve para as empresas do grupo The Navigator Company, entre as quais a fábrica de Vila Velha de Ródão. Empresa contesta e diz que aumentou as regalias.

Partilhar:

Fábrica de Vila Velha de Ródão é uma das unidades incluídas no pré-aviso de greve. Foto arquivo Reconquista

A Fiequimetal, uma federação sindical que faz parte da CGTP, convocou uma greve para as empresas do grupo The Navigator Company, entre as quais a fábrica de Vila Velha de Ródão. Esta foi a decisão após seis meses de negociações com a administração, diz em comunicado. A greve começou esta quarta-feira e deverá terminar na madrugada de sábado.

Os trabalhadores exigem a atribuição imediata das categorias profissionais e dos salários correspondentes às funções desempenhadas, uma compensação monetária aos que durante “largos anos” estiveram nesta situação, um plano de carreiras profissionais, promoções e a garantia que um trabalhador não fica mais de três anos no mesmo escalão caso tenha uma avaliação de desempenho positiva.

A federação sindical admite ainda que os trabalhadores também recusem “todo o tipo de trabalho suplementar em qualquer momento, seja antes, durante ou depois daqueles quatro dias de paralisação”. A Fiequimetal é a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas.

A Navigator disse que não encontra justificação para esta greve “tendo em conta que a empresa reduziu o horário de trabalho de 40 para 39 horas semanais em 2019 e para 38 horas semanais a partir de 2020, garantiu o fundo de pensões a todos os seus colaboradores e atribuiu, nos últimos 5 anos, prémios de performance que totalizaram mais de 80 milhões de euros”. Em relação às promoções diz que 58 por cento dos trabalhadores “foram promovidos em termos de progressão de carreira nos últimos 4 anos”.

Só este ano a Navigator distribuiu um prémio de desempenho no valor de 23 milhões de euros “o valor mais elevado na história da Empresa” e aumentou os custos anuais com os seus colaboradores num milhão de euros, com aumentos entre 1,5 e 2 por cento, aplicados a salários que segundo a Navigator são mais do dobro da média nacional. A empresa fala ainda em subidas dos subsídios de alimentação, infantário e apoio especial aos filhos dos trabalhadores portadores de deficiência, entre outras regalias.

COMENTÁRIOS