Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Voluntariado: é preciso chamar os jovens!

João Carrega - 07/03/2018 - 12:17

É preciso envolver mais os jovens nas questões do voluntariado. A ideia foi deixada por Joaquim Martins, da delegação albicastrense da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Partilhar:

O responsável da delegação de Castelo Branco da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Joaquim Martins, considera que deve haver um esforço para que os jovens se envolvam mais nas questões de voluntariado. Aquele responsável falava na apresentação pública das I Jornadas da Região de Castelo Branco, que se realizam na cidade albicastrense, dia 17 de março.

"É preciso que tenhamos voluntariado jovem. Em Portugal, ao contrário do que sucede noutros países, não há essa tradição. Era importante realizar junto das escolas iniciativas que possam promover esse tipo de voluntariado", disse Joaquim Martins, para quem as jornadas vão permitir debater temas importantes e comuns a todos, mas também ouvir diferentes abordagens.

No seu entender seria bom ter "mais jovens a fazer voluntariado". Para as instituições esta é uma questão importante, pois poderá reforçar as atividades e o tipo de intervenção a realizar.

As jornadas são organizadas pela Associação Amato Lusitano (através do CLDS 3G), com o apoio da Junta de Freguesia albicastrense, e em parceria com a AVISO - Associação de Apoio Voluntário ao Idoso Só, Banco Alimentar de Castelo Branco, Cáritas Interparoquial da cidade, Cruz Vermelha Portuguesa, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano, e a RAS - Reciclagem, Arte e Solidariedade.

A iniciativa tem lugar, entre as 9H00 e as 13H15 no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, e pretende trazer novas abordagens. A sessão de abertura contará com as presenças dos presidentes da Câmara de Castelo Branco (Luís Correia), da Freguesia (Leopoldo Rodrigues) e da Amato Lusitano (Arnaldo Brás).

Tendo como tema "promover e potenciar o voluntariado", as jornadas estão divididas em dois painéis. No primeiro, com início às 10H00, vão abordar-se as "experiências nacionais de sucesso". Com moderação de Susana Queiroga, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, o debate conta com as intervenções de Francisca Machado (Entrajuda), Carlos Correia (Federação Nacional de Voluntariado em Saúde), Jorge Rosado (Palhaços d'Opital), Maria Coutinho (Fundação João de Deus) e José Ferreira (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Ainda antes do início do segundo painel será apresentado o "Manual Voluntariado Inclusivo", por Henrique Sim-Sim, da Fundação Eugénio de Almeida. O segundo painel debate o tema "Potencialidades e fragilidades do Voluntariado em Castelo Branco: um caminho para a ação concertada". A moderação está a cargo de Leopoldo Rodrigues, presidente da Freguesia albicastrense, e vão intervir Leonor Santos (Delegação da Cruz Vermelha de Castelo Branco), Maria de Fátima Santos (Cáritas Interparoquial), Carlos Almeida (Liga dos Amigos do Hospital), Arnaldo Brás (Associação Amato Lusitano), Carlos Borga (AVISO), Joaquim Silva (Banco Alimentar Contra a Fome Castelo Branco), Teresa Brás (Reciclagem, Arte e Solidariedade) e Joaquim Martins (Liga Portuguesa Contra o Cancro - Delegação de Castelo Branco). A leitura de conclusões está prevista para 13H15.

COMENTÁRIOS

Maria da Conceição Morais Martins
à muito tempo atrás
Fazer voluntariado