Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Livro ajuda a organizar o estudo

Reconquista - 19/05/2023 - 8:00

O Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira apresentou o livro “Bami organizado, estudo melhorado!”.

Partilhar:

O livro foi apresentado em Alcains e em São Vicente

O Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira apresentou aos seus alunos do 6.º, 7.º e 8.ºanos da escola sede, em Alcains, e aos da Escola Básica Integrada de São Vicente da Beira, o livro “Bami organizado, estudo melhorado!”. Estiveram na apresentação do auditório da escola sede o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, o diretor da RVJ-Editores, João Carrega, e da subdiretora do Agrupamento, Paula Beato.

Em comunicado, o Agrupamento explica que tudo começou com as turmas dos 5.ºanos, no ano letivo 2019/2020, com o estudo da história "Sarilhos do Amarelo”, de Pedro Sales Luís Rosário (Universidade do Minho). O entusiamo de dois alunos, Rodrigo Leitão e Martim Ruivo, levou a que se pensasse num projeto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC). No decorrer das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, em 2020/2021, os alunos dos 6.ºanos, através da narrativa “(Des)venturas do Testas”, de Pedro Sales Luís Rosário, deram continuidade ao projeto, em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Educação Visual, Educação Tecnológica, Complemento à Educação Artística – Artes Plásticas e TIC. O objetivo era “desenvolver processos de autorregulação de aprendizagem nos alunos”. Nas aulas de Educação Visual e complemento à Educação Artística, com a professora Idalina Oliveira e com o psicólogo Luís Marçal, os alunos iniciaram o processo de construção do livro “Bami organizado, estudo melhorado!”, participando ativamente na elaboração da narrativa e da ilustração, com o contributo de outras disciplinas e professores (Marta Belo, Cristina Cruz, Maria do Céu Vaz, Rui Mateus). As fotografias estiveram a cargo do aluno Diogo Henriques.

O resultado final foi apresentado no ano letivo 2022/2023 à diretora do Agrupamento, a professora Rosa Caetano, que prontamente articulou com a Câmara e a RVJ Editores, o que permitiu editar o livro para a comunidade escolar do concelho de Castelo Branco, um projeto que está “concluído, mas não terminado”, pois outras aventuras podem seguir-se.

COMENTÁRIOS