Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco e Fundão: Viaturas incendiadas depois de despiste

Lídia Barata - 15/10/2025 - 14:00

Um corpo foi encontrado carbonizado dentro de uma viatura, no concelho do Fundão. Este acidente ocorreu sexta-feira, dia 10 de outubro e está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Partilhar:

Os dois acidentes ocorreram na mesma semana

Um corpo foi encontrado carbonizado dentro de uma viatura, no concelho do Fundão. Este acidente ocorreu sexta-feira, dia 10 de outubro e está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Os Bombeiros Voluntários do Fundão foram acionados para um incêndio florestal na Estrada Nacional 346, entre Pêro Viseu e Vales de Pêro Viseu, após um alerta que chegou ao Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção das Beiras e Serra da Estrela às 0H39 de sexta-feira. À chegada ao local, designado por sítio do Ribeiro da Azenha, a 50 metros da estrada principal, os operacionais depararam-se com este achado, estando a vítima sentada no lugar do condutor, mas já carbonizada. O incêndio da viatura terá sido o ponto de ignição, que se alastrou às imediações da viatura, consumindo meio hectare de mato e pinhal.

Dada a dúvida sobre a forma como a viatura se incendiou e atendendo à existência deste corpo no seu interior, foi chamada a Polícia Judiciária, que está agora a investigar o caso. No local estiveram 32 operacionais, poiados por oito viaturas, entre bombeiros e GNR.

O corpo foi removido para o Gabinete Médico-Legal da Unidade de Saúde da Cova da Beira, na Covilhã, onde será autopsiado e realizadas as diligências que conduzam à sua identificação, por não haver quaisquer indícios, nem ninguém terá feito qualquer comunicação às autoridades sobre o desaparecimento de alguém, que se pudesse relacionar com a ocorrência.

Mas dois dias antes, uma situação quase semelhante aconteceu na na N240, sentido Escalos de Baixo - Ladoeiro, ao quilómetro 8.8, na zona de Monheca. Um veículo entrou em despiste e incendiou-se, tendo-se o fogo propagado à vegetação envolvente.

Os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco foram acionados para um incêndio em mato, às 15H07 de dia 8, mas quando chegaram ao local também se depararam com a viatura despistada. Deste incidente, resultaram duas vítimas, uma mulher de 35 anos, que pela gravidade dos ferimentos foi evacuada para os Hospitais de Coimbra, e um homem de 25 anos que foi encaminhado para o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, com ferimentos menos graves.

O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes (NICAV) da GNR está a investigar as causas deste acidente.

COMENTÁRIOS