Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Evento promove emprego e eEmpreendedorismo

Lídia Barata - 14/01/2021 - 8:00

Dar competência e ferramentas a quem quer entrar no mercado de trabalho, ajudando-os a abrir portas, é um objetivo deste evento.

Partilhar:

Arnaldo Braz destaca os objetivos do evento que vai ser em formato digital

Aproximar as pessoas que estão desempregadas e os estudantes ao mercado de trabalho, potenciando a sua empregabilidade é um dos objetivos de uma feira virtual de emprego que a Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (AL-AD) promove dias 20 e 21 de janeiro. Esta primeira edição da Jornada Técnica de Emprego e Empreendedorismo, a que deu o nome de “Job IN Summit”, também permitirá às empresas promover o seu trabalho e as suas ofertas de emprego, pois, à semelhança de uma feira de emprego convencional, terão nesta plataforma virtual os seus stands.

Braz, presidente da AL-AD, explica ao Reconquista que este evento vem dar continuidade e reforçar o trabalho que tem sido feito no âmbito da atividade da Amato Lusitano e dos projetos sociais que tem gerido e que abrangem algumas franjas da sociedade mais sensíveis e suscetíveis de exclusão social. “Temos pessoas de etnia cigana, refugiados, imigrantes cada vez mais interessados em participar em ações de formação, pois estão cada vez mais despertos para adquirir ferramentas e competências que os ajudem a entrar no mercado de trabalho”, sublinha Arnaldo Braz. Este responsável recorda algumas formações que foram desenvolvidas no setor Têxtil, com o apoio da Dielmar, outras no setor agrícola, entre outras, mas “algumas empresas, mas também a Câmara ou os Serviços Municipalizados, já começam a integrar algumas destas pessoas e isso é um incentivo para eles, mas também para os que ainda não estão muito convencidos sobre os benefícios que podem ter”. É por isso que, “lançamos sempre um apelo aos empregadores, para que ajudem e colaborem em termos de formação, mas sempre que possível, também no enquadramento destes ativos, sobretudo em setores onde há maior dificuldade em encontrar mão de obra”. Mesmo que seja preciso ter alguma qualificação para desempenhar determinadas funções, “essas ferramentas podem ser adquiridas nestas formações, criando-se aqui um espaço onde é possível aos empregadores procurarem alguma da mão-de-obra que lhes falta”. Acresce que “aos imigrantes temos de começar sempre por trabalhar com eles a língua, pois só a partir dai terão mais facilidade em se integrar”. Mas seja em que nível for, os projetos da Amato Lusitano seguem sempre a lógica de “ensinar a pescar e não a de dar o peixe”, pois “terão seguramente uma integração com resultados mais positivos”.

A iniciativa “Job IN Summit” realiza-se no âmbito do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4G) e tem início às 9H30 do dia 20, com a sessão de abertura que antecede um ciclo de webinars destinados a todos os participantes inscritos e que contemplam diversos temas, que serão tratados por um conjunto de oradores, numa lógica de desenvolvimento de competências básicas e auxiliar os participantes a adquirir ferramentas essenciais para a procura de emprego. Ao longo do dia serão abordados os temas “Tendências e oportunidades de emprego 2020/2030”; “Entrevista e recrutamento – O que devemos saber”; “Caminhos e ideias para uma carreira profissional”; “Como potenciar o meu Linkedin e a minha presença online?”; e “Marketing pessoal e profissional – O sucesso começa em ti”.

No segundo dia do evento está marcada também para as 9H30 a abertura dos stands virtuais, onde estarão representas diversas entidades de vários sectores profissionais presentes no concelho de Castelo Branco que, na interação com os participantes, irão promover a empregabilidade, através da disponibilização de ofertas de emprego e informações sobre entidades empregadoras da região, mas também ofertas formativas e quais as entidades formadoras e os agentes impulsionadores de projetos de negócio às quais estes se podem candidatar e aceder.

A equipa do projeto CLDS 4G irá, nos dias anteriores, capacitar e preparar todos os interessados para uma plena utilização da plataforma de emprego virtual, que devem por isso inscrever-se previamente para esta participação no evento.

A AL-AD partilha a organização desta iniciativa com a Câmara Municipal de Castelo Branco e o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, contando ainda com as parceiras da Associação Empresarial da Beira Baixa, dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Paiva, José Sanches e São Vicente da Beira e Nuno Álvares, do Centro de Empresas Inovadoras, da Escola Profissional Agostinho Roseta, da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Social IN - INovação & INclusão – Incubadora Social de Castelo Branco e Territórios Criativos. No fundo, “um conjunto de entidades que podem dar um forte contributo na vertente da formação e da integração no mercado de trabalho”.

COMENTÁRIOS