Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Erasmus+ Alcains: Jovens trazem sonhos para a realidade

Lídia Barata - 02/06/2022 - 9:00

A crise social que se vive na Europa deixa os jovens alerta e ávidos de encontrar as melhores respostas, um trabalho que desenvolvem, desde cedo, em conjunto.

Partilhar:

Em Alcains o grupo visitou a Tapada das Sortes

O Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira recebeu, na última semana (de 23 a 26 de maio), os seus parceiros europeus do projeto Erasmus+ “Let’s bring dreams to reality” (vamos transformar os sonhos em realidade). A “aventura” começou em Lisboa, onde os alunos de Alcains foram receber os seus colegas de Espanha, Itália, Turquia, Roménia e República Checa.

O projeto “tem origem na preocupação manifestada pelos alunos, perante a crise social e económica na comunidade europeia”. Nesse sentido, “sendo a exclusão social e económica um dos problemas mais agudos”, o trabalho entre estes alunos/parceiros europeus pretende “apresentar uma solução através da criação de empresas sociais”. O professor que acompanhou este grupo, José Duarte, sublinha que este projeto “pelo seu caráter inovador e social e por promover os valores europeus, pretende alcançar um valor europeu acrescentado, através da colaboração de seis escolas secundárias de diferentes países europeus, no sentido de fortalecer o sentimento de pertença a uma instituição político-económica como a União Europeia e desenvolver sinergias com outros setores educativos e comunitários”.

 

Os anfitriões foram receber os seus parceiros a Lisboa

 

Antes de se dirigirem à Beira Baixa, o grupo aproveitou a estada em Lisboa para fazer algumas visitas turísticas. Na terça-feira, dia 24, os parceiros foram recebidos no auditório da escola sede, em Alcains. Fizeram uma visita guiada à escola, almoçaram e, durante a tarde, participaram numa oficina de padlet (uma plataforma digital que facilita a aprendizagem, através de tecnologia educacional).

O dia seguinte foi passado fora de portas, mais concretamente no concelho de Idanha-a-Nova, onde participaram num seminário sobre Marketing, na Escola Superior de Gestão, e visitaram Monsanto. Na quinta-feira passaram pela Tapadas das Sortes, onde aprenderam como se faz o tradicional queijo de Alcains e, durante a tarde, realizaram um trabalho de grupo na escola, onde criaram um anúncio. Antes da partida, na sexta-feira, houve ainda tempo para uma visita ao parque do Barrocal, em Castelo Branco, seguido de um almoço e entrega de certificados.

COMENTÁRIOS