Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Escalos de Baixo: Tetra campeão estreia padel na Bigorna

Lídia Barata - 07/07/2022 - 16:33

À restauração, que tem um upgrade, junta-se o hotel, o wine bar e um campo de padel, um dos primeiros na região.

Partilhar:

Pedro Sousa elogiou as condições para a modalidade no complexo

À restauração, que tem um upgrade, junta-se o hotel, o wine bar e um campo de padel. “Vacilei um pouco, mas como não há nenhum na região e é um desporto em voga decidi arriscar e avançar para a construção do campo”, revela ao Reconquista Joaquim Barata Lopes, lembrando que a empresa que o construiu, só no último ano, fez mais cerca de 100 em todo o país, por ser uma modalidade em franca expansão e contar já com mais de 150 mil praticantes.

“Há uma quantidade de pessoas da região que ficaram entusiasmados, porque já experimentaram e gostam de praticar”, sublinha, referindo que “vai haver alguém a acolher quem quiser vir jogar e vamos tentar ter um professor em permanência”.

No dia da inauguração, além de “um professor experimentadíssimo”, marcou presença Pedro Sousa, tetra campeão nacional de padel. “Tudo começou por carolice, com o convite de um amigo para o Mundial de Padel de 2006 (havia um campo em Lisboa onde praticamente só os espanhóis jogavam e havia na Quinta da Marinha). Fomos um grupo de amigos do ténis e ficamos encantados. E nunca mais paramos”, explica ao Reconquista o veterano Pedro Sousa.

Até 2010, ano em que se organizou o Europeu de Padel em Portugal não havia muitos praticantes em Portugal, tendo sido a partir daí que se registou o boom. “Não havia pessoas, não havia campos, nem clubes, mas a partir daí tem sido uma verdadeira loucura em Portugal e no mundo todo”, reitera, explicando que “é uma modalidade mais fácil, qualquer pessoa joga, é muito acessível e traz as senhoras, porque tecnicamente não é tão difícil como o ténis. Quatro pessoas que comecem a jogar vão-se divertir de certeza. É um jogo viciante e é bom porque também é um desporto de família”.

Pedro Sousa ostenta o título de tetra campeão. “Fui o primeiro e fui colecionando vários títulos, mas também havia poucos praticantes”, ironiza. Hoje, “só jogo com veteranos, vou fazer 50 anos, é a minha categoria, mas já temos um nível muito alto de miúdos a jogar padel”, pelo que “é um jogo com muito potencial”.

Mesmo em Escalos de Baixo “há aqui condições excelentes. De início é preciso perceber as regras, há alguma técnica, como em todos os desportos, mas depois fica o ‘bichinho’ e todos se podem divertir”. O tetra campeão concorda que “com um campo só não se pode fazer haver aqui competição, mas com dois já e há aqui espaço para fazer outros campos. Sinto que no próximo ano quando voltar já será diferente”.

COMENTÁRIOS