Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Nova: Passos da Via Sacra em instalação artística na vila

Reconquista - 25/03/2021 - 8:30

Município associou-se à iniciativa Aleluia em Casa 2021 e convidou Susa Monteiro a ilustrar os Passos da Via Sacra.

Partilhar:

As imagens estão colocadas em locais específicos da vila raiana. Foto cedida pela CMIN

Idanha-a-Nova tem patente a instalação artística urbana «Os Passos da Via Sacra» que compreende um conjunto de 15 imagens em exposição nas ruas da vila até ao próximo dia 4 de abril.

O Município de Idanha-a-Nova associou-se desta forma à iniciativa Aleluia em Casa 2021 e convidou Susa Monteiro a ilustrar os Passos da Via Sacra, evocando as encomendas de arte religiosa de outrora. É a própria autarquia que divulga à comunicação social esta iniciativa.

Na apresentação da instalação que teve lugar recentemente o presidente da câmara, Armindo Jacinto, referiu que esta é “uma forma de assinalar o património cultural imaterial do concelho associado à Quaresma e à Páscoa, num período em que devido à pandemia não é possível realizar as tradicionais manifestações de religiosidade popular”.

“O conjunto de imagens configura uma instalação artística urbana pelas ruas da vila de Idanha-a-Nova e recorda os arranjos piedosos efémeros, montados nesta ocasião para edificação dos fiéis e que, em tempos idos, incluíam panos pintados de armar”, lembra o município idanhense.

As ilustrações de Susa Monteiro têm o seguinte percurso: I – Jesus é condenado à morte (Igreja Matriz de Idanha-a-Nova); II – Jesus carrega a cruz às costas (Solar dos Marqueses da Graciosa); III – Jesus cai pela primeira vez (Largo da Sra. do Rosário); IV – Jesus encontra a Sua Mãe (Capela de S. Francisco Xavier); V – Simão de Cirene ajuda Jesus (Capela de S. João); VI – Verónica limpa a face de Jesus (Largo 25 de Abril); VII – Jesus cai pela segunda vez (Av. Mouzinho de Albuquerque); VIII – Jesus encontra as mulheres de Jerusalém (Rua Heróis do Ultramar); IX – Jesus cai pela terceira vez (Jardim dos Antónios); X – Jesus é despojado de Suas vestes (Capela do Espírito Santo); XI – Jesus é pregado na cruz (Edifício dos Paços do Concelho); XII – Jesus morre na cruz (Rua António Manzarra); XIII – Jesus é descido da cruz (Largo de Sto. António); XIV – Jesus é sepultado (Capela da Sra. das Dores); XV – Ressurreição (Centro Cultural Raiano – representação colocada apenas no Domingo de Páscoa).

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Sá a força divina tem a capacidade de se levantar tantas vezes.