Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Quatro minutos a flutuar

Agostinho Dias - 18/11/2021 - 9:54

Foram amplamente divulgadas as imagens da aterragem do “Capitão Kirkon”, ou de Wally Funk, um de 90 anos, e outro de 82, depois de uma viagem de 10 minutos ao espaço, com 4 minutos a 100 Km de altura, portanto cerca de 10 Km acima da linha de atração da terra, a bordo do foguetão New Shepard, do magnata Jeff Bezos. O empresário Richard Branson já começou a vender bilhetes ao preço de 400 mil euros para viagem semelhante, anunciando mesmo cerca de 400 voos por ano. O lançamento deste foguetão depositou 300 toneladas de dióxido de carbono na estratosfera e mesosfera, onde acaba por permanecer de dois a três anos. Estas viagens têm o potencial de causar chuvas ácidas, agravar a destruição da camada de ozono, aumentar as temperaturas junto ao solo. Será que por se ter dinheiro as pessoas se podem dar ao luxo de poluir o nosso planeta com esta gravidade? Andam os países do mundo a lutar pela descarbonização, pelas energias limpas, pela plantação de árvores nas florestas, pelo arrefecimento do clima, e estes magnatas dão-se ao luxo de por 10 minutos de prazer, poluírem deste modo?
É preciso retirar 37,5 milhões de pessoas da fome, financiar a COVAX, garantindo vacinas para 2 mil milhões de pessoas em países em desenvolvimento, financiar totalmente os esforços humanitários da Nigéria, República Democrática do Congo, Afeganistão, Venezuela e Iémen, ajudar os países a adaptarem-se às mudanças climáticas, plantar 5 milhões de árvores, e estraga-se dinheiro para distribuir o clima? Só para comprazer os magnatas?
Não há dúvida que precisamos de um mundo mais solidário, a pensar no bem comum e não apenas nos caprichos pessoais de cada um. Só assim poderemos sobreviver…

Agostinho Dias
agostinho.dias@reconquista.pt

COMENTÁRIOS