Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Sós e isolados

Agostinho Dias - 25/11/2021 - 9:54

O censos sénior 2021, feito pela GNR no mês de outubro identificou na Beira Interior (distrito de Castelo Branco e Guarda) a existência de 6.838 idosos isolados, mais de 411 do que no ano anterior. No país todo eram no ano passado 42.329 e este ano são 44.484. No distrito de Castelo Branco são 1826 os idosos este ano, e no distrito da Guarda são 5.012. A nível do país Vila Real é o distrito com mais idosos nesta situação – 5.191 idosos. Este censo, segundo a GNR visa “garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha e isolada”. Pretendem assim “reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente situações de violência, burla e furto”. Confesso que eu próprio já fui abordado por um senhor bem falante na tentativa de me burlar com uns faqueiros de lata, e por uma menina na tentativa de me pedir a conta da luz para me mudar de empresa, e vivo na cidade de Castelo Branco, cercado de vizinhos.
O problema é real e basta ver a dificuldade em contactar com os idosos agora no caso da vacinação contra o covid-19, para nos apercebermos de como eles estão isolados do mundo que os rodeia. As listas de espera nos lares de 3.ª idade são a prova de que muitos aí procuram fugir a este isolamento a que estão condenados em vida. E o problema não está em vias de resolução, pois Portugal continua a registar mais mortos do que nascimentos há 12 anos. Em 2020 nasceram 84.558 e morreram 123.467, tendo sido este o pior destes 12 anos consecutivos do saldo demográfico negativo.
Esta situação exige que estejam atentos aos que os rodeiam, e disponíveis para os ajudar quando precisarem e pudermos prestar essa ajuda.
Só juntos poderemos caminhar…
Agostinho Dias
agostinho.dias@reconquista.pt

 

COMENTÁRIOS