Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

João Belém: "Nunca tive apoio da estrutura local do PSD"

José Júlio Cruz - 09/05/2024 - 8:30

«Confiança Política foi algo que nunca senti, quer em sede própria quer publicamente», responde João Belém à tomada de posição da concelhia do partido.

Partilhar:

João Belém reage à retirada de confiança política. Foto Arquivo Reconquista

O vereador João Belém enviou, entretanto, já no decurso desta semana, um esclarecimento ao Reconquista destinado aos albicastrenses sobre esta tomada de posição do seu partido. Na missiva, refere que “após ser eleito, mediante convite, estive presente na sede do PSD numa reunião conjunta com elementos da Comissão Política Concelhia, o Presidente da Mesa do Plenário Concelhio e eleitos pela coligação PSD/CDS/PPM que se apresentou a sufrágio nas últimas eleições autárquicas”, pelo que “daqui se pode inferir que quando se diz que sempre me recusei a comparecer não corresponde à verdade”.

O vereador lembra que “tendo em consideração que ao ser eleito pela coligação PSD/CDS/PPM os meus compromissos com os eleitores foram entre muitos outros: Definir uma política de incentivos financeiros e fiscais, para estimular a atração de investimento (por exemplo a devolução do IRS e a suspensão em determinadas situações, de cobrança de IMI); Criar uma rede de transportes públicos municipais gratuita; Requalificar o espaço do Mercado Municipal e revitalizar o seu funcionamento; Atribuir Voucher Creche que garanta o pagamento integral da creche; Reforçar a rede de Internet no Concelho; Fornecer gratuitamente refeições aos alunos do ensino pré-escolar e 1° ciclo; Empenharmo-nos na criação do ensino Bilingue nas escolas do concelho; Apresentar a candidatura do Bordado de Castelo Branco a Património da Humanidade; Assegurar o acesso a habitação em condições vantajosas aos jovens que se pretendam fixar no concelho; Promoção dos Museus, do Bordado de Castelo Branco, do jardim do Paço Episcopal, da zona histórica da cidade, assim como do património e gastronomia das várias freguesias; e Requalificação das zonas de elevado potencial, nomeadamente as zonas históricas de Castelo Branco e das freguesias”.

Ao longo deste mandato, como frisa agora, “os albicastrenses já passaram a beneficiar do seguinte: Devolução do IRS, iniciando-se com 2,5% chegando a 4% até ao fim do mandato; Financiamento de 150 € por cada criança que frequente a creche no concelho; Refeições gratuitas para todas as crianças que frequentem os Jardins de Infância e 1º Ciclo no concelho; e acesso a transporte público com passes a preço reduzido” e que “outras medidas estão a ser analisadas no sentido de poderem vir a ser implementadas em benefício dos albicastrenses”, reforça que “importa salientar que alguns destes benefícios já, no passado, foram propostos pelo PSD, mas os executivos socialistas sempre os negaram”.

João Belém diz também ter sido sempre bastante claro, desde o início do seu mandato, ao afirmar em plena reunião do executivo: “A ética, a integridade e a transparência, serão as bandeiras do exercício da minha ação municipal. Combaterei, de forma determinada, os interesses instalados, e empenhar-me-ei em recuperar o respeito dos cidadãos pelos seus representantes políticos, e a confiança na construção de um concelho solidário, digno e próspero”. “Nesse sentido analisarei sempre todas as situações que forem apresentadas e tomarei, de acordo com a minha consciência, a decisão que considere mais justa e correta para os munícipes deste conselho tendo sempre em conta que a prática para tomar boas e rápidas decisões reside numa combinação de logica, bom senso e ponderação nas decisões a tomar”, como acrescenta no mesmo texto enviado ao jornal.

Do mesmo modo assevera que “é fundamental perceber que são as pessoas que fazem a diferença e é para elas que vamos continuar a trabalhar – fazer política para e pelas pessoas e não pelos interesses individuais”. “O desenvolvimento que queremos para Castelo Branco só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, fraternidade, participação, solidariedade e liberdade”, remata.

Dito isto, o vereador social democrata afirma que “foi com alguma surpresa e com certa incredulidade que fui informado pela Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco da deliberação de retirada de confiança política. Confiança política? Retirada de confiança política?

Confiança Política foi algo que nunca senti, quer em sede própria quer publicamente. Desde a minha indicação pela Comissão Política Nacional, presidida pelo Dr. Rui Rio nunca tive nenhum apoio efetivo das estruturas locais do PSD, quer durante a campanha eleitoral quer nos tempos subsequentes enquanto vereador”.

Assim sendo, explica que “resulta claro, óbvio e evidente que não me revejo nas demais considerações proferidas pelo Sr. Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco” e termina deixando como reflexão uma frase de Descartes: “Nada é mais justamente distribuído que o senso comum: ninguém pensa que precisa mais do que realmente já tenha”.

COMENTÁRIOS