Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: Homem detido por fogo provocado por queimada

Reconquista - 19/04/2024 - 18:00

Queima que deu origem ao fogo não estava autorizada, diz a GNR.

Partilhar:

GNR de Penamacor foi alertada para a situação. Foto arquivo Reconquista

 

Um homem de 64 anos foi detido pela GNR de Penamacor por crime de incêndio florestal, quando procedia a uma queima não autorizada que deu origem a este fogo.

A detenção conhecida esta sexta-feira aconteceu na quarta-feira, dia 17, esclarece o Comando Territorial de Castelo Branco da GNR.

“No decorrer de uma ação de patrulhamento, no âmbito da Campanha Floresta Segura de 2024, os militares da Guarda receberam um alerta de incêndio, pelo que se deslocaram de imediato para o local e apuraram que teve origem de forma negligente. No âmbito das diligências policiais, foi possível verificar que o suspeito procedia a uma queima não autorizada em propriedade agrícola, que se descontrolou, provocando um incêndio que consumiu a vegetação circundante”, informou a GNR em comunicado.

O autor da queima foi identificado e constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Fundão.

No local estiveram elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro e dos bombeiros voluntários de Penamacor e de Idanha-a-Nova.

A GNR aproveita para lembrar que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal e que a realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras “é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.

COMENTÁRIOS