O seminarista Gonçalo Gomes vai cumprir, a 1 de março, mais uma etapa no caminho para o sacerdócio, ao ser instituído como acólito, em Portalegre.
Gonçalo Gomes está no sexto ano do seminário
O seminarista Gonçalo Gomes vai cumprir, a 1 de março, mais uma etapa no caminho para o sacerdócio, ao ser instituído como acólito, na eucaristia de encerramento da Jornada Diocesana de Liturgia que coincide com a celebração do Dia Diocesano dos Acólitos, eventos que vão decorrer em Portalegre, entre o seminário, a Igreja de São Lourenço e termina na Catedral, tal como Reconquista noticiou na última edição.
Nesta mesma celebração, presidida pelo bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, vão ser mandatados pelo prelado 39 novos ministros da palavra, da comunhão e das exéquias, que estão a fazer a formação em Abrantes.
Esclareça-se que as Ordens Sacras destinam-se a quem aspira ser padre e tem várias fases, começando pela instituição como leitor, acólito, diácono e sacerdote.
Recorde-se que Gonçalo Gomes cumpriu o rito de admissão às ordens sacras a 7 de janeiro de 2023, na Igreja de Santo António, em Portalegre, e a 20 de abril de 2024 foi instituído leitor, na Igreja de São Vicente, em Abrantes. A 1 de março será instituído como acólito. As fases seguintes poderão não ter o mesmo intervalo de tempo a separá-las, pois o jovem de Escalos de Baixo já está no sexto ano do seminário.
Apesar deste ser também o Dia Diocesano do Acólito, esclareça-se que muitos dos acólitos que vão participar na celebração, de toda a diocese, não o são no mesmo sentido de Gonçalo Gomes, pois os acólitos que ajudam os sacerdotes nas celebrações são-no porque a isso se propõe e os sacerdotes aceitam, mas quando se trata de uma ordem sagrada, para este cargo, tem de ser instituído pelo bispo diocesano.