Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Município celebra o 25 de abril

Reconquista - 20/04/2024 - 9:30

A 25 de abril de 1974 dava-se início a um novo ciclo da sociedade portuguesa, à espera de desenvolvimento a vários níveis (economia, educação, saúde e apoio social) e melhores condições de vida.

Partilhar:

Programa integra diversas atividades

A 25 de abril de 1974 dava-se início a um novo ciclo da sociedade portuguesa, à espera de desenvolvimento a vários níveis (economia, educação, saúde e apoio social) e melhores condições de vida.

É este o mote proposto para reflexão pelo Município de Proença-a-Nova, que tem em curso um conjunto de iniciativas para assinalar o 50.º aniversário do 25 de abril, algumas delas em articulação com o Agrupamento de Escolas.

“Se neste período a luta pelo abastecimento de água, pela eletrificação e acessibilidades eram prioridades, meio século depois deparamo-nos com o peso da demografia e a incansável luta contra o despovoamento. Colocam-se ainda novos desafios ligados à identidade, à fixação de pessoas e à empregabilidade que têm sido as prioridades para os territórios como Proença-a-Nova”, afirma o presidente do Município de Proença-a-Nova, João Lobo. Reitera que, ao mesmo tempo, “celebram-se 50 anos de poder local democrático que tem evoluído com avanços e recuos quanto à atribuição de competências por parte do poder central. Ainda assim, é através do poder local que o território se vai estruturando e criando condições para a sua população”.

Recolha de testemunhos, visualização de filmes, criação de um mural de azulejos, declamação de poemas e músicas de intervenção, realização de peças de teatro, exposições e edição de um livro são alguns dos exemplos apresentados pelos representantes de cada ano escolar (do 1º ao 12º ano).

O mural composto por 12 painéis de azulejos pintados pelos alunos da Escola Básica de Proença-a-Nova, com apoio da artista Rosário Bello, alusivo aos direitos humanos conquistados após o 25 de abril, vai ser inaugurado dia 24, às 10H30. Meia hora depois está prevista a apresentação de uma peça de teatro, destinada aos alunos do 2.º ciclo, “O país de abril”, pelo Grupo AtrapalhArte, formação que, às 21H00, junto à Capela de S. Sebastião, no Parque Nossa Senhora das Neves, será apresentada a peça de teatro “Estórias daqui e dali”.

No dia 25, pelas 9H00, será hasteada a bandeira ao som do hino nacional, seguido de uma arruada pela vila e iniciando os jogos “Orientação para a liberdade”. Às 15H00, junto ao Auditório Municipal será inaugurada a escultura “Pétalas da liberdade”, de autoria de Catarina Alves, seguida da exposição “Palavras da liberdade”, que ficará patente no Auditório Municipal. Haverá ainda uma tertúlia e um concerto com músicas de abril. A encerrar este ciclo, dia 26, será exibido o filme “Soares é fixe”.

COMENTÁRIOS