Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Agricultura: Apoios aos prejuízos do granizo sabem a pouco, diz associação

Reconquista - 31/05/2021 - 11:53

Granizo que caiu em abril afetou pomares nos concelhos de Castelo Branco e do Fundão.

Partilhar:

Foto arquivo

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco diz que o apoio que o Governo vai dar aos agricultores afetados pelo granizo de abril é “exíguo” e reclama apoios justos e um seguro adequado à realidade da agricultura regional.

Esta é a reação da associação ao despacho do Governo que definiu um máximo de 60 euros por hectare de área afetada, através de subvenção não reembolsável.

O apoio “consiste no pagamento de despesas realizadas, para efeitos de minimização dos prejuízos causados, com a aquisição de adubos foliares e ou produtos fitofarmacêuticos e tem um montante máximo global do apoio não pode exceder 30 mil euros”, informa a associação.

Porém “face a calamidade sofrida pelos agricultores (a associação) considera este apoio exíguo e reafirma que é necessário recorrer ao fundo de calamidades para garantir apoios justos às vítimas e a criação de um seguro público adequado à agricultura regional ".

O pedido de apoio deve ser feito até final de julho junto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, que tem sede na cidade de Castelo Branco. Os proprietários devem apresentar faturas de aquisição de produtos e os documentos que identificam as parcelas afetadas.

COMENTÁRIOS